sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Chás e Infusões

14-09-2018

Existem várias lendas sobre a descoberta do chá e das suas propriedades. Uma delas conta que na China, por volta do ano 2737 a.C., o Imperador Shen Nong muito preocupado com as epidemias ordenou que todas as pessoas fervessem a água antes de a consumirem. Uma tarde, no seu jardim enquanto esperava que a água arrefece-se, algumas folhas de Camellia sinensis caíram dentro do seu copo, atribuindo à água uma tonalidade acastanhada. O Imperador decidiu experimentar e concluiu que se tratava de uma bebida refrescante e revitalizante, nascendo assim o chá.

Assim, há que ter em atenção que o chá provém da infusão de uma única planta: a Camellia sinensis, da qual obtemos o chá preto, branco e verde.
Muitas das vezes quando popularmente usamos a palavra “chá” estamo-nos a referir simplesmente a uma infusão, ou seja, a uma bebida feita a partir de uma planta que não é a Camellia sinensis.

“Para tirarmos o máximo partido das propriedades da planta em infusão, não devemos utilizar água fervente, pois para além da perda de oxigénio associada, a elevada temperatura fará com que alguns dos compostos mais importantes se volatilizem, deixando a sua casa a cheirar muito bem mas… não os vai de facto ingerir!
Para garantir a temperatura ideal para a preparação da maior parte das infusões (80-90ªC).
14-09-2018
A operação final bem pode ser verter a água sobre o recipiente onde repousam as ervas (um bule com filtro incorporado, por exemplo), restando aguardar o tempo ideal para a infusão, que pode variar entre os 3 minutos (alguns chás) e os 5-10 minutos (infusões com folhas de diversas plantas), podendo mesmo superar os 15-20 minutos, quando usamos raízes de plantas! No final, basta filtrar, servir e desfrutar!” (daqui
Podemos utilizar várias partes das plantas, como por exemplo: folhas, flores, partes aéreas, ramos, raízes… E usar a planta tanto seca como fresca, aumentando um pouco a quantidade usada no caso da planta fresca.
Devemos ter em atenção que nem todas as plantas são iguais, que não contêm as mesmas substâncias ou não funcionam da mesma maneira. Há, ainda, estudos sobre a interação das plantas com medicamentos (ver interações planta-medicamento).
Como tal, deve haver um consumo responsável, não sendo recomendada a toma diária, constante e prolongada das mesmas infusões, ou seja, devemos conhecer as plantas e ir variando, pois algumas, por exemplo, quando tomadas em grandes quantidades podem intoxicar. Não esquecer a frase: "A diferença entre o remédio e o veneno é a dose." (Paracelso - Médico e físico do século XVI).

Algumas plantas que temos normalmente na nossa horta/ jardim e que utilizamos em infusões:

2 comentários:

  1. Adoro chás de ervas mas, chá é só um não é?
    O resto são infusões...
    gostei, beijinho, eugenia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Eugénia!
      Pois nós também estamos sempre a dizer que gostamos muito de chás... mas afinal gostamos é de infusões :)
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...