segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Laranjeira

29-05-2011
Nome científico: Citrus sinensis
Família: Rutaceae
Género: Citrus
Origem: Ásia
  
A laranjeira é uma árvore de porte médio e copa densa, arredondada e perene. A laranja, fruto da laranjeira, é uma deliciosa fruta cítrica e uma das frutas mais cultivadas no mundo todo. Sabe-se que a laranja é consumida desde à antiguidade.
Não só é cultivada pelos seus frutos comestíveis, como também pelos óleos essenciais, extraídos de flores e frutos, muito utilizados na indústria de perfumaria. As flores cítricas possuem um característico aroma e sabor, sendo ideais para a decoração de bolos e sobremesas. Podem ser usadas frescas ou cristalizadas.
Existem duas grandes famílias de laranjas, Citrus aurantarium, que são as amargas e citrus sinensis, que são as laranjas doces.

19-08-2011
Cultivo: As laranjeiras devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares. É uma planta relativamente rústica e de fácil adaptação, apesar de ser sensível a uma infinidade de pragas e doenças que reduzem sua produtividade. Há variedades para as mais diversas condições climáticas, umas mais apropriadas ao clima ameno e outras mais adaptadas ao calor. O conhecimento sobre podas é muito importante na condução de pomares de laranjeiras e as principais podas compreendem a poda de formação, a de limpeza e a de rejuvenescimento. Multiplica-se principalmente por enxertia, mas pode ser propagada por sementes com facilidade.

Curiosidades: Resistente à poluição urbana. As menções mais antigas à laranja encontram-se em documentos chineses que relatam que estas frutas eram particularmente apreciadas pela nobreza pelo seu valor aromático, quer na perfumaria quer na alimentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...