terça-feira, 2 de agosto de 2016

Erva da Imortalidade

 
16-06-2016
Nome científico: Gynostemma pentaphyllum
Sinonímia: Vitis pentaphylla
Nomes comuns: Erva-da-imortalidade, Jiaogulan, Miracle tea, Cipó-doce, Erva-milagrosa, Ginseng-dos-pobres, Ginseng-do-sul
Família: Curcubitaceae
Origem: Ásia (Sul da China, Norte Vietname, Coreia do Sul e Japão)

A planta erva-da-imortalidade é uma trepadeira de porte herbáceo. Apresenta um ciclo de vida perene (mas curto). Possui ramos estreitos, glabros ou levemente pubescentes que podem alcançar entre 4 a 8 metros. As suas gavinhas são filiformes. As suas folhas são palmadas (com os lóbulos laterais unidos à base) e com 3-5 folíolos ovados a lanceolados. É uma planta dioica e a inflorescência masculina é sempre maior do que a feminina. Produz bagas que na maturação ficam pretas, estas contêm no seu interior sementes castanhas.

31-05-2016
Propriedades e utilizações: A erva-da-imortalidade é considerada uma planta adaptógena, sendo capaz de aumentar a vitalidade, evitar a fadiga e melhorar a resistência física. É conhecida pelas suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ajuda a melhorar o sistema imunológico, evita o envelhecimento precoce, favorece a circulação, auxilia no tratamento do colesterol alto, assim como nas constipações, tosse, asma e bronquite.
O chá desta planta é muito consumido no sul da China e, por isso, é que a planta é associada à longevidade e à sensação de bem-estar geral. A infusão pode ser preparada com folhas e ramos suculentos, tanto frescos como secos.
Na Tailândia e na China as suas folhas frescas são usadas em saladas ou cozinhadas como espinafres.
24-06-2016
Há estudos científicos a decorrer e que apontam esta planta como uma alternativa natural aos adoçantes artificiais.
A planta é usada em preparações para cosméticos e tónicos anti-envelhecimento.
Devemos atender à sua interação com medicamentos (imunossupressores e anticoagulante) e, como em todas as plantas, deve haver sempre atenção ao seu consumo por grávidas, lactantes e crianças.

29-06-2016
Cultivo: Deve ser cultivada num solo fértil, fresco e bem drenado. Cresce preferencialmente em lugares frescos e com sombra parcial ou podemos colocá-la numa posição abrigada e iluminada, mas protegida da luz solar direta. Aprecia alguma humidade pelo que as regas diárias durante o verão são importantes. Multiplica-se através de sementes (caso se consigam formar) ou por divisão da planta.

Curiosidades: Os primeiros registos desta planta foram feitos na China e datam de 1400 e a primeira menção sobre o seu uso como medicamento surge num livro de 1578; Na China, esta planta é conhecida Xiancao que significa erva-da-imortalidade; Acredita-se que o alto índice de pessoas com mais de 100 anos na província de Guizhou, no sul da China, provém do consumo do chá feito com esta planta; Em 1976, um pesquisador japonês, na tentativa de encontrar uma alternativa para o açúcar, descobriu que esta planta tem propriedades semelhantes às do Ginseng e em maior quantidade; Devido a este facto é denominada popularmente por Ginseng-dos-pobres.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...