quinta-feira, 3 de maio de 2012

Lúcia-Lima

03-05-2012
Nome científico: Aloysia triphylla
Sinonímia: Aloysia citrodora, Verbena triphylla L'Hér, Verbena citriodora Cav.Lippia triphylla, Lippia citriodora, Aloysia citriodora (Cav.) Ort
Nomes comuns: Lúcia-Lima, Doce-lima, Bela-luísa, Erva-luísa, Limonete
Família: Verbenaceae
Origem: América do Sul

A Lúcia-lima é um arbusto perene de folha caduca que pode viver mais de 20 anos. Cresce a uma altura de 3 a 7 metros e a sua folhagem exala um doce aroma a limão. É uma planta muito conhecida, devido às suas propriedades aromáticas e medicinais.

Cultivo: Prefere uma exposição direta ao sol, bastante humidade e um solo rico e bem drenado. É uma planta pouco tolerante ao frio e deve ser protegida das geadas. Deve ser podada algumas vezes no ano para que mantenha sempre novos crescimentos e um aspecto equilibrado e saudável. Multiplica-se por estacas, uma vez que não produz sementes viáveis no nosso país. É muito sensível ao oídio e a podridões radiculares, pelo que devemos evitar regas molhando as folhas e o excesso de água no solo. A mosca branca pode provocar estragos sérios, assim devemos manter a planta arejada e pulverizá-la com água de sabão ou com uma infusão feita com restos de cebola ou alho.
03-05-2012

Curiosidades: A Lúcia-lima terá sido introduzida na Europa no século XVII e o seu nome foi atribuído em honra a Maria Louisa, princesa de Parma; A sua agradável infusão auxilia a digestão, além de ter propriedades calmantes e sedativas (não se aconselha o seu uso permanente, pois possui um alcalóide que, em excesso, pode causar perturbações gástricas); É usada em aromaterapia para combater problemas digestivos e nervosos; O seu óleo essencial é inseticida e bactericida; As suas folhas são usadas na culinária para conferir um sabor a limão aos pratos de peixe ou de aves de capoeira, às marinadas de vegetais, aos molhos para saladas e sobremesas de fruta, a compotas, pudins e bebidas. É excelente a aromatizar geleias, azeites e vinagres; As suas folhas secas são utilizadas em pout-pourris.
 Lúcia-Lima no Biosfera

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...