terça-feira, 11 de setembro de 2018

Bulbine frutescens

10-01-2017

Nome científico: Bulbine frutescens
Sinonímia: Bulbine caulescens
Nomes comuns: Bulbine
Família: Asphodelaceae
Origem: África do Sul

23-11-2017
A planta Bulbine frutescens é uma suculenta herbácea com um ciclo de vida perene. É muito ramificada e forma uma touceira a partir da base. As suas folhas fazem lembrar as da cebola, são cilíndricas, lineares e basais que alcançam cerca de 20 a 30 cm. As suas flores são pequenas, podem ser amarelas ou alaranjadas e apresentam-se reunidas em cachos em hastes longas e finas.

Utilizações: Há referência à utilização medicinal desta planta por curandeiros tradicionais sul-africanos, onde o gel das suas folhas é usado externamente em queimaduras solares, infeções de pele, herpes, picadas de insetos, acne e pele seca. Sendo também eficaz para o tratamento de feridas e erupções cutâneas em animais.
Nos jardins tens valor ornamental mesmo quando não está florida. Pode ser usada em canteiros, bordaduras ou vasos. Combina com diversos estilos de jardins, mas principalmente com os de baixa manutenção, juntamente com outras plantas suculentas e catos.
23-11-2017
07-11-2017
Pode ser usada como cobertura de solo ou em telhados verdes.
A sua floração atrai abelhas e outros insetos.

Cultivo: Prefere estar em pleno sol, mas tolera sombra moderada. Adapta-se à maioria dos solos desde que tenham boa drenagem. Aprecia regas periódicas, mas depois de estabelecida é uma planta que resiste a períodos de seca. É tolerante ao frio e não necessita de podas basta remover folhas e flores secas. Multiplica-se por divisão das touceiras e por sementes.

Curiosidades: O nome do género Bulbine refere-se a uma planta bolbosa, mas neste caso é enganoso, pois a planta não tem bolbos; Existem cerca de 50 espécies, na sua maioria nativas da África do Sul e uma minoria das áreas continentais da Austrália.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...