quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Erva Cidreira

04-10-2011
Nome científico: Melissa officinalis
Nomes comuns: Cidreira, erva-cidreira, Melissa
Família: Lamiaceae
Origem: Europa e Ásia Ocidental

A erva-cidreira é uma planta vivaz, cultivada ou subespontânea em Portugal, que pode crescer até aos 80 cm de altura e 50 cm de diâmetro. As suas folhas, quando manipuladas, libertam um forte e agradável aroma a limão. É uma planta fundamental num jardim de plantas aromáticas pela diversidade de características que possui.

Cultivo: É uma planta fácil de cultivar que necessita de muita luz solar, devendo-se evitar o excesso de calor. Desenvolver-se, também, em locais parcialmente sombreados, protegidos contra geadas e frio excessivo. Aprecia solos ricos em matéria orgânica, com boa humidade e bem drenados. 
04-10-2011
A adubação, com fertilizantes, como esterco curtido ou composto orgânico, deve ser repetida a cada ano. No final do Inverno, a planta requer uma poda quase integral para que possa desenvolver uma nova folhagem. Se a planta encontrar as condições ideais, pode tornar-se invasiva.

Aplicações: Utiliza-se a parte aérea da planta, fresca ou seca, na preparação de infusões. As suas folhas também podem ser utilizadas como condimento, dando sabor a saladas de legumes ou frutas. Podemos fazer uma deliciosa manteiga de ervas e um aromático vinagre. Um chá forte e bem açucarado é a base para um bom gelado.

Para secarmos as folhas, podemos pendurar molhos pequenos num local escuro e arejado. Depois de completamente secas, devemos esmigalhar as folhas e guardá-las num recipiente hermético. Estas deverão conservar o seu sabor durante 5 a 6 meses.
A Cidreira apresenta inúmeras propriedades medicinais, sendo considerada anti-inflamatória, antioxidante, antiviral, digestiva, calmante e sedativa. É associada a tratamentos de problemas nervosos, perturbações do sono e problemas gastrointestinais e, ainda, no tratamento de febres e constipações.
19-06-2012

Externamente pode ser esfregada na pele para aliviar picadas de insetos ou mesmo para evitar que estes piquem, já que o seu óleo essencial é um excelente repelente. O óleo essencial é muito utilizado em aromaterapia.
Na horta representa uma óptima opção em consociação, beneficiando todo o tipo de couves e favorecendo o crescimento dos tomateiros.
Podemos pulverizar as plantas da horta com uma infusão de Cidreira para afastar os pulgões, mosquitos, mosca branca e formigas.

Curiosidades: A  erva-cidreira é uma planta muito melífera; O seu nome, Melissa, em grego significa abelha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...