terça-feira, 19 de junho de 2012

Lippia alba

30-05-2012
Nome científico: Lippia alba
Nomes comuns: Erva-cidreira de Arbusto, Falsa-cidreira, Cidreira-brava, Erva-cidreira de Folha, Erva-cidreira do Brasil, Falsa-Melissa, Lípia
Família: Verbenaceae
Origem: América do Sul

A Erva-cidreira de Arbusto é um subarbusto perene muito ramificado e aromático. Apresenta ramos finos, alongados e quebradiços. As suas folhas são inteiras, opostas, ovadas ou oblongas, pubescentes e serreadas. As suas flores são pequenas, lilases e amareladas.
06-06-2012
A Erva-cidreira de Arbusto é muito confundida com a verdadeira Erva-cidreira (Melissa officinalisPlanta já mencionada aqui...São plantas distintas que nem pertencem à mesma família e que, apesar de ambas possuírem propriedades medicinais, também estas são diferentes.

06-06-2012
Cultivo: Deve ser cultivada num solo rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Não tolera excesso de calor ou frio. É uma planta sensível a geadas, mas consegue rebrotar quando a temperatura aumenta na primavera. Multiplica-se, facilmente, por estaquia.

Curiosidades: É uma planta melífera e o seu perfume é agradável, distinto e exótico; É usada para conservar e proteger o solo da erosão; A Erva-cidreira de Arbusto possui propriedades medicinais, sendo carminativa, analgésica, digestiva e sedativa. Só as suas folhas é que são utilizadas (para chás usamos uma colher de sopa de folhas frescas para cada 500 ml de água).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...