quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Jasmim

30-03-2012
Nome científico: Jasminum officinale
Nomes comuns: Jasmim; Jasmim-branco, Jasmim-comum
Família: Oleaceae
Origem: Ásia e África

O Jasmim é um arbusto semi-herbáceo e perene muito utilizado como planta trepadeira. Possui folhas simples ou compostas, frequentemente brilhantes e persistentes. As suas flores são tubulares, brancas e muito perfumadas. Utiliza-se muito nos jardins, principalmente no revestimento de fachadas ou pérgulas.

Cultivo: Deve ser plantado em pleno sol ou meia-sombra. Adapta-se a vários tipo de solo, mas prefere solos ricos em matéria orgânica e bem drenados. Aprecia regas regulares no verão. Tolera as geadas no inverno. 
28-12-2011
06-06-2012
Requer podas de limpeza e tutoramento anuais. Multiplica-se por estaquia dos ramos semilenhosos, cortados após a floração e, também, por sementes, mergulhia e alporquia.

Curiosidades: Quase todas as espécies de Jasmim possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas; O Jasmim foi muito popular na antiguidade por ser considerado um afrodisíaco; O seu perfume doce era símbolo do amor na Índia, onde ainda hoje é utilizado nas grinaldas nupciais;
10-06-2012
06-06-2012
As flores de Jasminum officinale são intensamente perfumadas e, na China, são tradicionalmente usadas ​​para aromatizar o chá, pois essa combinação de sabor e aroma é muito apreciada; Para além de decorar, podem também ser adicionadas a pratos de marisco e sobremesas; Possui propriedades medicinais, tais como antisséptico, relaxante e revigorante. As suas flores secas são utilizadas em infusões para acalmar a tosse e as dores de cabeça; 
O óleo essencial das suas flores é usado em perfumes, sabões e loções, sendo, juntamente com as rosas, um dos aromas pilares da perfumaria.
10-06-2012

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...