quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Tanchagem

19-06-2013

Nome científico: Plantago major
Sinonímia: Plantago borysthenica, Plantago dregeana, Plantago latifolia, Plantago sinuata
Nomes comuns: Tanchagem, Erva-das-sete-linhas, Erva-das-sete-costelas, Tanchagem-maior, Chantage, Tanchagem-de-folha-larga, Engorda-porcos, Erva-dos-sete-castelos
Família: Plantaginaceae
Origem: Europa e Ásia, mas naturalizada em muitas outras regiões do mundo

07-04-2013
A tanchagem é uma planta herbácea com um ciclo de vida perene (por vezes anual). É uma planta acaule, pois as suas folhas nascem directamente da raiz. Estas encontram-se dispostas em roseta, são lanceoladas, largas e com 3 a 9 nervuras paralelas. As suas flores são pequenas e encontram-se reunidas em espigas densas e tão compridas (ou maiores) quanto os pedúnculos. As suas sementes, elipsóides ou elipsóides-trigonais, são bastante numerosas.

Cultivo: É uma planta espontânea no nosso país, podendo ser encontrada em matos, pastagens, na berma dos caminhos/ estradas e em terrenos baldios desde que tenham alguma humidade.
Adapta-se e cresce facilmente em qualquer tipo de solo, mas prefere locais húmidos. Requer muito sol, mas também consegue desenvolve-se à sombra parcial. Multiplica-se a partir de semente.

Propriedades e utilizações: A tanchagem é considerada rica em vitamina A, cálcio, vitamina C, sílica e vitamina K e são-lhe atribuidas várias propriedades medicinais, tais como: adstringente, anti-inflamatória, antibacteriana, emoliente, expectorante, laxativa, diurética e cicatrizante .
29-05-2013
16-04-2015
Segundo Fernanda Botelho: “As folhas esmagadas podem ser aplicadas directamente sobre a pele para aliviar picadas de insectos e estancar hemorragias. Internamente pode ser utilizada em forma de chá para combater bronquite, catarro e outros problemas de pulmões e vias respiratórias tendo um forte efeito expectorante devido ao alto teor em mucilagem. O ácido silício ajuda a fortalecer os pulmões.
O seu efeito adstringente é útil para tratar diarreia e cistite.
O psílio (ou seja, uma fibra solúvel feita de cascas das suas sementes) é útil no tratamento de hemorróidas pois amolece as fezes e reduz a irritação das veias danificadas. Tem ainda uma acção simultaneamente laxativa e anti-diarreica, ajudando a equilibrar o funcionamento intestinal. O efeito calmante e protector das cascas e sementes beneficia todo o parelho gastro-intestinal podendo ser utilizado no tratamento de úlceras gástricas e duodenais e problemas digestivos de acidez. A mucilagem é útil no tratamento no síndroma do cólon irritável. Muito eficaz e suave no tratamento de problemas intestinais em crianças. O líquido gelatinoso produzido quando o psílio é mergulhado em água tem a capacidade de absorver toxinas no intestino grosso.
29-05-2013
29-05-2013
A sílica e os taninos presentes na sua composição são muito úteis no tratamento de varizes aplicado em forma de compressas. As compressas de folhas aplicada sobre as articulações alivia dores reumáticas e ajuda a desinflamar. Muito útil para drenar furúnculos ou outras impurezas. Aplicar a folha directamente ou fazer um cataplasma mergulhando as sementes ou folhas numa infusão de calêndula.
Uma infusão de folhas pode ainda ser utilizada para lavar olhos inflamados ou em compressas ou tampões dentro dos ouvidos para aliviar a dor e combater a inflamação.
Pode ainda ser utilizada para tratamento de contusões e entorses.
Para aliviar a febre, aplicar folhas frescas sobre a testa.” (daqui
Em casa devido às suas propriedades para a pele, podemos macerar a planta em azeite e fazer massagens, pomadas ou sabão.
As suas folhas jovens e pedúnculos imaturos são comestíveis, podendo ser usados em saladas ou cozinhadas em sopas, refugados, esparregados ou ensopados. Devemos escolher as folhas mais tenras, para evitar ter de remover os seus fios fibrosos que se acentuam nas mais velhas.
08-06-20138
08-06-2018
As suas sementes podem ser adicionadas aos alimentos ou moídas e adicionadas à farinha. A mucilagem de sementes é um excelente espessante usado em cosméticos (por exemplo, em loções e conjuntos de ondas de cabelo) e como estabilizador na indústria de gelados. Nos Estados Unidos, as sementes cozidas são usadas como alimento para pássaros.

Curiosidades: Existem cerca de 270 espécies de Plantago; A espécie Plantago major é bastante variável pois já foram descritas várias subespécies e variedades; O nome do género, Plantago, estará relacionado com as palavras latinas: planta (que significa pé) e ago (que significa parecer), ou seja, “parecido com um pé”, isto possivelmente devido à forma das suas folhas; Esta espécie serve de alimento para as larvas da traça Athetis pallustris; A tanchagem era já conhecida e muito utilizada na Antiguidade; Consta que Alexandre, o Grande, a designava de “Governante-dos-caminhos”, devido à sua grande abundância nas beiras dos caminhos.

2 comentários:

  1. Todas as espécies de Plantago são comestíveis ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ordep otnemicsan.
      Nem todas as espécies de Plantago são comestíveis.
      Cumprimentos

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...