sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Curcuma alismatifolia

08-08-2019

Nome científico: Curcuma alismatifolia
Sinonímias: Hitcheniopsis alismatifolia
Nomes comuns: Açafrão-da-conchinchina, Tulipa-do-Sião (do inglês Siam Tulip)
Família: Zingiberaceae
Origem: Tailândia e Camboja

07-08-2019
A Curcuma alismatifolia é uma planta herbácea com um ciclo de vida perene. Nascem, a partir dos seus rizomas, aglomerados de hastes eretas com cerca de 40 a 60 cm de altura. As suas folhas verdes são estreitas, em forma de lança, possuem nervuras paralelas e uma faixa arroxeada ao longo da nervura central. As suas inflorescências são brácteas rósea-lilás e vistosas, semelhantes a pétalas, que cercam as verdadeiras e minúsculas flores.

Utilizações: É uma planta usada como ornamental pela sua floração exuberante e abundante.
As suas flores são duradouras mesmo quando cortadas e, por isso, usadas como flor-de-corte.
Há algumas referências que indicam as suas flores (brácteas) como comestíveis tanto cozidas e comidas como vegetais como consumidas frescas (nota: por aqui ainda não experimentámos).

07-08-2019
10-08-2019
Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, mas tolera a meia-sombra. Aprecia solos férteis, com boa drenagem e regado regularmente. Suporta temperaturas amenas. Durante o inverno perde a sua parte aérea, mas os seus rizomas rebentam na primavera seguinte. Multiplica-se pela divisão dos rizomas.

Curiosidades: O nome comum, tulipa-do-Sião (Siam Tulip) está relacionado com a semelhança da planta e da sua flor com uma tulipa e com o facto de ser originária da Tailândia, anteriormente conhecida como Sião; Os rizomas deste curcuma não são comestíveis como os do Curcuma longa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...