quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Jujuba

07-10-2016

Nome científico: Ziziphus jujuba
Sinonímias: Ziziphus jujube, Ziziphus zizyphus
Nomes comuns: Jujuba, Maçãnita, Açofeifeira, Açofeifa, Azufaifo
Família: Rhamnaceae
Origem: China

27-04-2017
10-11-2018
A jujuba é uma árvore decídua, pois perde as suas folhas no outono. Possui ramos pendentes e com espinhos. As suas folhas verdes e brilhantes são oblongas e alternas. As suas flores são pequenas e amarelas. Os seus frutos são drupas ovóides que inicialmente possuem uma casca verde que passa a castanho-avermelhada quando maduros.

Propriedades e utilizações: Os seus frutos, pouco maiores do que azeitonas, são comestíveis e possuem um sabor adocicado e ligeiramente ácido que é comparado ao da maçã. São nutritivos, ricos em açúcares, mucilagem e vitamina C. O seu consumo é considerado benéfico em problemas respiratórios, sendo ainda considerados expectorantes e emolientes. 
03-06-2019
08-07-2019
São utilizados em diferentes medicamentos orientais para o tratamento de doenças digestivas, úlceras gástricas, constipação, hipertensão e tosse.
Podem ser consumidos em verde com polpa firme, quando maduros onde apresentam já uma polpa farinhenta ou podem ser deixados na árvore por mais tempo para que se transformem em passas. Podem, ainda, ser utilizados na preparação de geleias. 
A madeira da árvore é dura e forte, sendo usada em marcenaria e na construção de alguns instrumentos musicais, especialmente instrumentos de sopro.

Cultivo: A árvore deve ser cultivada sob sol pleno. Cresce numa ampla variedade de tipos e condições do solo, mas aprecia um solo fértil, com boa drenagem e regado regularmente. Por vezes, é descrita como uma planta que não necessita de muitos cuidados. Depois de estabelecida consegue tolerar períodos de seca. 
28-08-2019
28-08-2019
Os seus frutos, normalmente, atingem a maturação em setembro. Multiplica-se por sementes, estacas de caules lenhosos no outono e, mais facilmente segundo parece, através dos rebentos que nascem junto da planta mãe.

Curiosidades: Esta planta foi descrita, cientificamente e pela primeira vez, em 1753 por Carl Linnaeus como Rhamnus zizyphus. Mais tarde, em 1768, Philip Miller inclui-a num novo género com a denominação de  Ziziphus jujube, usando o nome da espécie dado por Linnaeus, mas com uma diferença ortográfica provavelmente acidental, ou seja, trocou o "y" para "i". Em 1882 Hermann Karsten fez uma combinação dos dois nomes e ficou Ziziphus zizyphus. Em 2011 acordou-se que o nome científico correto para esta espécie seria Ziziphus jujuba, o nome científico atual; A planta é originalmente cultivada na China, mas algumas espécies desenvolveram-se em África.

2 comentários:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...