terça-feira, 22 de outubro de 2019

Buganvília

20-09-2016

Nome Científico: Bougainvillea glabra
Nomes Populares: Buganvília, Flor-de-papel, Sempre-lustrosa, Primavera, Ceboleiro, Três-Marias, Cansarina
Família: Nyctaginaceae
Origem: América do Sul (Brasil)

04-10-2011
25-10-2011
A buganvília é um arbusto trepador lenhoso que pode ser podado e conduzido formando uma árvore. Apresenta um um ciclo de vida perene e pode atingir os 5 m de altura. Do seu tronco nascem todos os anos novos rebentos que crescem vigorosamente. As suas folhas são pequenas, macias e com poucos espinhos. As suas flores encontram-se organizadas em grupos de três, são pequenas, brancas e rodeadas de brácteas coloridas que não são flores, mas folhas modificadas. Estas podem ser de várias cores desde o cor-de-rosa forte ao pálido, encarnadas, brancas, amarelas, cremes, alaranjadas ou lilases e servem para proteger as inflorescências e para atrair os insetos polinizadores.

20-09-2016
21-08-2015
04-07-2015
Utilizações: Esta planta pode ser conduzida como arbusto, árvore ou trepadeira, enfeitando pérgolas ou caramanchões, paredes ou muros. Pode, ainda, ser usada em vasos e floreiras ou como bonsai.
20-09-2015
23-09-2014

Apesar de não encontrarmos dados científicos, nas pesquisas que efetuamos há referência ao facto da espécie Bougainvillea ser usada popularmente como planta medicinal, sendo o chá das suas flores recomendado para o tratamento da gripe. 

Cultivo: Deve ser plantada em locais com muito sol, pois este estimula a sua floração. No inverno suporta bem o frio, mas deve ser protegida nos primeiros anos. 
16-10-2019
Gosta de solos ricos, mas bem drenados. Depois de estabelecida pode tolerar pequenos períodos de seca. Requer podas para estimular o florescimento e renovar a sua folhagem. Multiplica-se por estacas.  

Curiosidades: O nome do género Bougainvillea é uma homenagem ao navegador francês Louis Antoine de Bougainville (1729-1811), que descobriu a planta no Brasil e a levou para a Europa; O nome da espécie, glabra, refere-se ao facto da planta não possuir pelos nas folhas; Existe uma espécie parecida com a B. glabra, a B. spectablilis, ao que parece as folhas desta última têm uma penugem no lado inferior e é mais indicada para uso em interiores.

Nota: 1º atualização; Original de 07.10.2011

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...