quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Peixinho da horta

02-11-2018

Nome científico: Stachys byzantina
Sinonímias: Stachys lanata
Nomes comuns: Peixinho-da-horta, Sálvia-Peixinho, Orelha-de-coelho, Orelha-de-lebre, Lambarizinho, Lambari-de-folha, Orelha-de-cordeiro (do inglês lamb´s ears)
Família: Lamiaceae
Origem: Arménia, Azerbeijão, Turquia e Norte do Irão

16-04-2015
A planta chamada de peixinho-da-horta é uma herbácea com um ciclo de vida perene. Pode atingir entre 20-40 cm de altura e forma touceiras com dezenas de propágulos. Possui folhas elípticas, carnosas e rugosas densamente cobertas por tricomas semelhantes a pelos em ambas as faces e de coloração cinza-prateada. As suas inflorescências apresentam-se dispostas em rácemos compostos por flores pequenas e roxas claras.

Propriedades e utilizações: São-lhe atribuidas algumas propriedades medicinais, como por exemplo antibacteriana, antisséptica e adstringente. A infusão é mencionada como útil para acalmar a tosse, resfriados e as irritações da garganta e gengivas.
É uma planta comestível que possui, em termos nutricionais, teores significativos de potássio, cálcio e ferro, sendo ainda referida como uma fonte de fibra alimentar.
As suas folhas podem ser consumidas como “peixinhos da horta”, ou seja, fritas envoltas num polme. Podem ainda ser usadas em omeletes, massas, cozidas ao vapor e em saladas, neste último caso só devemos usar as folhas mais jovens.
Nos jardins é utilizada como ornamental devido à sua folhagem ou como cobertura do solo.

13-04-2016
02-11-2018
25-11-2016

16-05-2016

Cultivo: É uma planta rústica que aprecia climas amenos. Deve ser plantada  em pleno sol e prefere solos leves, bem drenados e férteis. Não tolera encharcamento. Multiplica-se por estacas ou pedaços de rizoma.

Curiosidades: O nome do género Stachys está relacionado com a palavra latina para “espiga”, devido à semelhança da sua “espiga” de inflorescências com a espiga do trigo; O nome da espécie byzantina refere-se à  localização geográfica da sua origem; Esta planta possui vários nomes comuns relacionados com as suas características e utilizações, como por exemplo: “sálvia-peixinho”, pois as suas folhas encontram-se cobertas por uma penugem cinzenta, fazendo lembrar as folhas da Salvia officinalis; “peixinho-da-horta” deve-se ao facto das suas folhas serem geralmente consumidas fritas envoltas num polme;  lambarizinho” é um nome muito usado para esta planta no Brasil e remete ao formato da sua folha quando preparada e ao seu sabor peculiar, que lembra um lambari (uma espécie de peixe) frito.

2 comentários:

  1. seu blog explica muito bem sobre plantas diversas. Gosto de ler e aprender, sempre que quero sber mais sobre alguma planta , busco no su blog se esta la a explicacao que me satisfaz a curiosidade. Obrigada por tantas variedades e tantas coisas boa para se aprender.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Agradecemos as simpáticas palavras!
      É um prazer partilhar o nosso gosto pelas plantas.
      Seja sempre bem-vinda ;)
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...