terça-feira, 6 de junho de 2017

Caesalpinia gilliesii

27-05-2017

Nome científico: Caesalpinia gilliesii
Sinonímia: Poinciana gilliesii
Nomes comuns: Caesalpinia, Poinciana, Ave-do-paraíso (do inglês “Bird of Paradise”), Flor-de-índio, Pássaro-do-paraíso
Família: Fabaceae (Leguminosae)
Origem: Argentina e Uruguai

02-06-2012
27-05-2017

A Caesalpinia é um arbusto (ou pequena árvore) de folha caduca que pode alcançar perto de 3 metros de altura. Apresenta um crescimento rápido, tem uma forma arredondada e a sua folhagem é elegante e pouco densa. As suas folhas são verdes, glabras e duplamente pinadas com folíolos opostos, ovados e alternados. As suas flores são amarelas-douradas com estames longos e vermelhos. A sua floração ocorre durante a primavera e verão. Os seus frutos são vagens achatadas e densamente cobertas de pelos curtos que contêm no seu interior as sementes.

08-09-2012
27-05-2017
Utilizações: Muito apreciada nos jardins devido à sua floração e ao seu rápido crescimento. Planta-se isoladamente, na terra ou em vasos.
As suas flores utilizam-se para extrair um corante amarelo.
Sendo uma planta leguminosa ajuda a fixar o azoto no solo.

Cultivo: Deve ser plantada em pleno sol, tolerando alguma sombra parcial. Adapta-se a todos os tipos de solo, mas prefere os férteis, húmidos e bem drenados. Precisa de regas moderadas, sendo capaz de resistir a alguma seca. Apesar de resistente é uma planta de clima ameno, logo aprecia lugares abrigados, por exemplo perto de muros. Multiplica-se por sementes ou estacas.

13-08-2012
20-05-2012
Curiosidades: O nome do género Caesalpinia é uma homenagem ao botânico italiano Andrea Cesalpino (1519-1603); O nome da espécie gilliesii deve-se ao botânico John Gillies; É comumente conhecida como ave-do-paraíso do inglês “Bird of Paradise”, mas não está relacionada com o género Strelitzia; As suas sementes e as vagens verdes são tóxicas, provocando irritações graves no sistema digestivo.
Nota: 1ª atualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...