sexta-feira, 9 de junho de 2017

Alho aromático

 
20-09-2016
Nome científico: Allium tuberosum
Nomes comuns: Alho-aromático, Cebolinho-chinês
Família: Amaryllidaceae
Subfamília: Allioideae
Origem: Ásia

10-08-2013
08-09-2014
O alho-aromático é uma planta bolbosa com um ciclo de vida perene. É uma planta aromática que tem um suave sabor e cheiro a alho. Pode atingir cerca de 70 cm de altura e as suas folhas são verdes e estreitas. A sua inflorescência consiste numa umbela de flores brancas em forma de estrela.

Cultivo: Deve ser plantado em locais com muita luminosidade. Aprecia solos férteis e húmidos, mas nunca encharcados. Pode perder as suas folhas devido à geada, mas volta a rebentar na primavera. O corte regular das suas folhas ajuda a manter a planta mais vigorosa e saudável. Multiplica-se através de sementes e pela divisão dos pequenos bolbos.

02-12-2015
20-09-2016
Propriedades e utilizações: O consumo de alho-aromático pode ajudar a melhorar a digestão, estimular o sistema imunológico, tratar fadiga e anemia, e para o tratamento de parasitas internos. Possui proteínas e algumas vitaminas, como a A e C.
Esta planta é muito utilizada na culinária asiática. 
O alho-aromático pode ser picado e acrescentado a pratos, crus ou cozinhados (devemos ter em atenção que o sabor é destruído por cozimento prolongado). Pode, ainda, ser utilizado para temperar sopas, pratos de peixe, frango e ovos.
As suas folhas frescas e as suas flores são igualmente utilizadas para enfeitar pratos e dar sabor a saladas, puré de batata, molhos e manteigas.
As suas sementes podem ser germinadas e consumidas em saladas ou salteados, por exemplo.
Quando está em flor, é uma planta muito atraente para as borboletas e outros insetos.
08-09-2014
08-09-2014
As suas flores são muitas vezes utilizadas em bouquets secos ornamentais.
O seu sumo é usado como um repelente de traças. Há quem defenda que a planta inteira pode repelir insetos e toupeiras. 

Curiosidades: O nome do género Allium é muito antigo, pois as plantas deste tipo já eram conhecidas tanto pelos romanos como pelos gregos; O termo allium significa "queimar", referindo-se ao forte cheiro das plantas; O nome da espécie, tuberosum significada “com tubérculo”; Acreditava-se que cachos desta planta pendurados à volta de casa preveniam a doença e o mal; Por vezes, a sua variante selvagem é designada por Allium ramosum.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...