terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Planta-alumínio

22-11-2015

Nome cientifico: Pilea cadierei
Nomes comuns: Planta-alumínio, Madrepérola, Brilhantina
Família: Urticaceae
Origem: Sudeste asiático

18-01-2013
A planta-alumínio é uma herbácea com um ciclo de vida perene. Pode alcançar 20-30 cm de altura e é muito decorativa. Os seus caules ramificam naturalmente o que origina um crescimento denso. As suas folhas são ovais, simples e de cor verde escura com manchas prata-acinzentadas. As suas flores são pequenas e brancas, reunidas em inflorescências (sem valor ornamental).

18-01-2013
Utilizações: Esta planta é indicada para as zonas sombreadas do jardim. Pode ser cultivada em vasos, jardineiras e em canteiros, com sol pela manhã ou sombra de árvores. É, ainda, muito utilizada como planta de interior.

21-08-2015
01-07-2015
Cultivo: A planta-alumínio aprecia a meia sombra ou uma exposição moderada ao sol. Nós devemos protege-la sempre da luz solar direta, pois esta queima-lhe as folhas com muita facilidade. Aprecia um solo rico em matéria orgânica e com boa  drenagem. As regas devem ser moderadas, humedecendo apenas ligeiramente o solo. Não é uma planta muito resistente ao frio (tolerância máxima ao frio: +5ºC). Deve ser frequentemente podada para que adote um formato arredondado e as folhas não caiam dos caules. Multiplica-se por divisão de touceira e estaquia de ramos, em qualquer época do ano.

Curiosidades: O nome cadierei  é uma homenagem ao missionário francês Léopold-Michel Cadière (1869-1955).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...