quarta-feira, 29 de maio de 2019

Alho Social


29-07-2015
Nome científico: Tulbaghia violacea
Nomes comuns: Alho-social, Tulbalgia
Família: Alliaceae
Origem: África do Sul

02-05-2015
A planta alho-social é uma herbácea, bulbosa com um ciclo de vida perene. Cresce formando touceiras e pode atingir entre 40 a 60 cm de altura. As suas folhas verde-escuras são carnudas, longas e afiladas com um forte aroma a alho quando esmagadas. As suas inflorescências são do tipo umbela e surgem em pedúnculos altos acima da folhagem. As suas flores, com seis pétalas formam uma estrela, são tubulares, docemente perfumadas e de cor lilás ou branca. Os frutos são cápsulas triangulares que, quando maduras, se abrem naturalmente libertando as sementes pretas.

Propriedades e utilizações: São-lhe atribuídas propriedades antibacterianas, tal como ao alho e à cebola (Allium cepa). Hoje em dia, decorrem estudos que tentam conhecer e demonstrar as propriedades androgénicas e contra o cancro desta planta.
As suas folhas e flores são comestíveis, podendo ser usadas como tempero ou em saladas e outros pratos.
Nos jardins, pode ser cultivada em vasos ou em canteiros, formando bordaduras ou conjuntos.
Na horta, funciona como repelente, ajudando a afastar algumas pragas como mosquitos e moscas ou até mesmo cobras e toupeiras.
As suas flores são muito duráveis após o corte pelo que podem ser utilizadas em arranjos florais.
05-05-2015
21-08-2015
28-10-2014
Cultivo: Esta planta deve ser plantada sob sol pleno, já que em locais com muita sombra florescerá menos e crescerá com menos vigor. Aprecia solos férteis e com boa drenagem de água. Tolera o frio, mas deve ser protegida de geadas fortes. Tolera curtos períodos de estiagem, mas não resiste a encharcamentos prolongados. Devemos ter atenção aos ataques de lesmas e caracóis. Multiplica-se por sementes ou por divisão das touceiras durante o inverno.

19-05-2015
21-08-2015
22-05-2015

Curiosidades: O género compreende cerca de vinte espécies quase todas naturais da África do Sul onde crescem em habitats de montanhas rochosas; Alguns autores defendem que esta planta pertence à família Amaryllidaceae incluindo-a na subfamília Allioideae, outros incluem-na junto das cebolas e dos alhos (do gênero Allium) na família Alliaceae; Consta que o nome comum “alho-social” está relacionado com o seu uso comestível, tendo em conta que quando ingerido não provoca mau hálito ao contrário do alho comum.

Nota: 1º atualização; Original de 22.08.2015

2 comentários:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...