terça-feira, 14 de abril de 2015

Vinca maior


18-03-2014
Nome científico: Vinca major
Nomes comuns: Vinca, Vinca-maior, Pervinca-maior, Congossa-maior, Congonha, Congoça, Congossa, Congoxa
Família: Apocynaceae
Origem: Sudoeste e Sudeste da Europa

06-03-2014
A vinca maior é uma planta com um porte herbáceo rastejante e um ciclo de vida perene. Possui caules longos através dos quais se espalha, formando raízes nos pontos em que eles tocam no solo. As suas folhas são verdes, brilhantes, ovaladas ou cordiformes, coriáceas e opostas. As suas flores possuem cinco pétalas, são solitárias, axilares, de coloração roxo-azulada com o centro branco. A sua floração ocorre de março a junho.

Cultivo: Em Portugal, apesar de não ser autóctone, está amplamente naturalizada. Pode ser encontrada sob coberto de bosques húmidos e na orla de cursos de água. Devido à facilidade com que a sua ramagem enraíza pode tornar-se invasiva.

02-03-2015
02-03-2015
Propriedades e utilizações: Tanto a Vinca major como a Vinca minor possuem propriedades medicinais, pois contêm alcaloides largamente utilizados pela indústria farmacêutica para fazer vários medicamentos. Na medicina popular, usam-se as folhas em forma de infusão ou pomada para aplicar externamente em problemas de pele.
02-03-2015
Nos jardins, esta planta forma rapidamente tapetes densos em áreas semi-sombreadas e pode ser usada em floreiras ou vasos suspensos.
As hastes da vinca podem, ainda, ser usadas em cestaria.

Curiosidades: A Vinca major pode ser confundida com outra espécie do mesmo género, a Vinca minor, no entanto distinguem-se pelo tamanho das folhas e das flores, conforme os respetivos nomes científicos dão a entender; Em Portugal, existe a Vinca difformis, que é uma planta autóctone. Para fazermos a distinção entre as plantas podemos observar à lupa as suas folhas, no caso da Vinca major estas possuem cílios bastante evidentes em toda a margem; O nome do género deriva do termo em latim vincire, que significa “ligar” ou de vincere, que significa “superar”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...