quinta-feira, 23 de abril de 2015

Lírio “reticulata”


22-02-2015
Nome científico: Iris reticulata
Nomes comuns: Lírio, Íris
Família: Iridaceae
Origem: Europa e Ásia

19-02-2015
O lírio reticulata é uma planta herbácea bolbosa com um ciclo de vida perene. As suas folhas são verde-acinzentadas. As suas flores perfumadas variam do azul claro ao violeta profundo com marcas amarelas e brancas no centro e caracterizam-se por possuírem seis pétalas longas em que algumas estão ligeiramente dobradas. A sua floração ocorre no final do inverno.
Devido às suas cores vivas, esta planta é muito usada nos jardins tanto para formar bordaduras como em canteiros ou vasos.

Cultivo: Os bolbos devem ser plantados no outono ao sol ou meia-sombra, em solos leves e bem drenados. Estes devem ser plantados a cerca de 5-8 cm de profundidade e a uma distância de 5 cm entre si. Após a floração devemos cortar as flores murchas e deixar o resto secar naturalmente. Quando a planta perde a parte aérea e os bolbos entram no período de dormência podemos usar algum mulching para os proteger do frio e das geadas. Devemos estar atentos aos caracóis e às lesmas, pois gostam de atacar a planta. Multiplica-se através da divisão dos bolbos.

Curiosidades: O nome do género, Íris, vem do grego e, na mitologia grega, a deusa Íris era a personificação do arco-íris e a mensageira dos deuses; O termo Íris é compartilhado com outros géneros botânicos relacionados com a família Iridaceae; Esta espécie é, por vezes, chamada de lírio anão, pois a flor é muito grande se a compararmos com o tamanho de toda a planta.

19-02-2015
22-02-2015
19-02-2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...