Nome comum: Tangerineira Clementina
Família: Rutaceae
Família: Rutaceae
Origem: Ásia
A clementineira é uma árvore de porte grande, aberto e de forma arredondada, com folhagem densa, cor verde-escuro na página superior e verde pálido na inferior, um pouco dobradas, como se lhes faltasse a água. Tem ramos finos e quase sem espinhos. De origem híbrida é, provavelmente, o resultado do cruzamento de tangerineira com a laranjeira azeda.
A clementina tem um gosto muito particular e é o fruto mais pequeno da família dos citrinos. Solta a casca com facilidade, não tem sementes e possui um sabor muito agradável. A proporção entre os ácidos e os açúcares é muito equilibrada, além disso a sua polpa é fundente (que se desfaz com facilidade na boca) não deixando resíduos ao come-la.
Cultivo: Caracteriza-se por uma resistência ao frio superior à da tangerineira comum. Só é recomendável em condições de solo e clima que induzam um calibre grande, devendo mesmo assim seguir-se uma técnica cultural adequada para esse efeito. Não deve ser consociada com cultivares polinizadoras para evitar a formação de sementes.
Sem comentários:
Enviar um comentário