sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Pelargonium capitatum

10-07-2018

Nome científico: Pelargonium capitatum (L.) L'Hér
Sinonímia: Geranium capitatum, Geraniospermum capitatum
Família: Geraniaceae
Origem: África do Sul

25-09-2017
O Pelargonium capitatum é uma planta subarbustiva com um ciclo de vida perene. Cresce de forma ereta ou rastejante e pode atingir cerca de 60 cm de altura. Toda a planta quando esfregada é aromática. Os seus caules e folhas encontram-se cobertos de pelos glandulares longos e macios de densidade variável. As suas folhas verdes são largas e lobadas. As suas flores apresentam-se em aglomerados densos e são cor-de-rosa com marcas mais escuras no interior.

Propriedades e utilizações: A planta inteira é muito aromática. É considerada calmante, emoliente e adstringente.
Popularmente há referência a um chá feito das suas folhas, sendo este usado para tratar doenças renais e da bexiga, cólicas estomacais, náuseas, vómitos, diarreia e flatulência.
Externamente, as suas folhas podem ser esfregadas nas mãos para acalmar calos e arranhões, e nos calcanhares para suavizar a pele rachada.
28-08-2017
25-09-2017
10-07-2018
O seu óleo essencial é usado em aromaterapia e cuidados com a pele.
As suas folhas e flores são usadas em pot-pourris.
10-07-2018
Pelo seu valor ornamental pode ser usada em vasos e floreiras ou nos jardins, por exemplo, como cobertura de solo.

Cultivo: No seu habitat natural cresce em dunas de areia ou encostas baixas perto da costa. Deve ser plantada em pleno sol. Aprecia solo leve e com boa drenagem. Depois de estabelecida é uma planta resistente a baixas temperaturas e períodos de seca. Tolera a poda, visto que estimula a seu crescimento. Multiplica-se facilmente através de estacas.

Curiosidades: O género Pelargonium pertence à família Geraniaceae, uma grande família de 11 géneros e cerca de 800 espécies distribuídas por vários zonas tropicais e subtropicais; O nome do género Pelargonium deriva da palavra grega pelargos que significa cegonha, isto devido à semelhança da forma do seu fruto com o bico de uma cegonha; O nome da espécie capitatum refere-se à forma como as suas flores estão agrupadas; Apesar do aroma ser idêntico, o Pelargonium capitatum é diferente do Pelargonium graveolens (conhecido popularmente como malva-de-cheiro ou malva-rosa).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...