terça-feira, 29 de novembro de 2016

Planta cigarro

24-09-2014

Nome científico: Cuphea ignea
Sinonímia: Cuphea platycentra
Nomes comuns: Planta-cigarro, Flor-cigarro, Flor-de-Nossa-Senhora, Flor-de-Santo-António, Santantoninho, Cigarro-aceso
Família: Lythraceae
Origem: México

04-10-2011
13-04-2016
A planta-cigarro é um pequeno subarbusto com um ciclo de vida perene. Possui um porte arredondado, muito ramificado e compacto com cerca de 25 a 30 cm de altura. Os seus caules são avermelhados e as suas folhas verde-claras são opostas, elípticas e inteiras. As suas flores são solitárias, axilares, sem pétalas, com um cálice tubular vermelho-alaranjado que termina num anel cinza, fazendo lembrar um cigarro aceso. A sua floração ocorre quase durante todo o ano todo.

Utilizações: É uma planta bastante ornamental usada em jardins devido às suas flores.
25-05-2012
27-11-2012
Há indicações que é rica em néctar, sendo excelente para atrair beija-flores (não é o caso em Portugal) e borboletas.

08-11-2012
Cultivo: Deve ser plantada ao sol, mas tolera alguma sombra. Prefere solos húmidos e bem drenados. No inverno, deve ser protegida contra ventos e geadas fortes. No verão, devemos ter em atenção que o sol demasiado forte poderá queimar as pontas das folhas com relativa facilidade. 
24-09-2014
É aconselhado cortar esta planta, com alguma regularidade, para que o seu crescimento seja mais forte e vigoroso. Multiplica-se por sementes ou através de rebentos herbáceos (“ponteiros”).

Curiosidades: O nome da espécie ignea  vem do latim e significa fogo; O seu nome comum Flor-de-Nossa-Senhora, Santantoninho ou Flor-de-Santo-António está relacionado com o facto da flor virada ao contrário se assemelhar à imagem desse santo(a), com as suas vestes compridas.

Nota: 1.ª atualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...