quarta-feira, 27 de julho de 2016

Nigela dos Trigos

09-06-2015

Nome científico: Agrostemma githago
Sinonímia: Githago segetum, Lychnis githago
Nomes comuns: Nigela-dos-trigos, Beijos-de-freira, Canavora, Nigela-bastarda, Nigela-dos-trigais, Axenuz, Candelária, Erva-sapa, Erva-fina, Joio-venenoso, Negrinha
Família: Caryophyllaceae
Origem: Mediterrâneo Oriental
09-06-2015

A nigela-dos-trigos é uma planta herbácea com um ciclo de vida anual. Apresenta caules eretos, peludos e pouco ramosos. As suas folhas pequenas e verdes são opostas, sésseis, lineares e lanceoladas. As suas flores são purpúreas, raramente brancas, solitárias no cimo do caule e dos ramos. A sua floração ocorre de abril a junho. As suas sementes são negras.
09-06-2015

Propriedades e utilizações: As suas sementes são mencionadas por alguns autores como diuréticas, expetorantes e vermífugas. Contudo, esta planta é tóxica para o gado, aves e seres humanos, principalmente devido às saponinas existentes nas suas folhas e sementes.
Esta espécie é por vezes cultivada como planta ornamental em jardins, devido à beleza das suas flores.
12-05-2016
12-05-2016

Cultivo: A nigela-dos-trigos é uma planta pouco exigente. Adapta-se a vários tipos de solo, mas prefere os bem drenados e férteis. Multiplica-se através de sementes.

28-08-2015
Curiosidades: O nome do género Agrostemma significa (quase à letra) grinalda ou coroa dos campos; O nome da espécie githago tem origem no hebraico “khitah” que designa o trigo, isto por causa da semelhança entre as sementes (apesar de serem pretas); Esta planta foi introduzida em Portugal Continental e em quase todos os continentes, devido aos lotes de sementes de cereais contaminados; A nigela-dos-trigos pode estragar o sabor dos cereais se as suas sementes se misturam com eles em quantidades elevadas (“A negrinha (Agrostemma githago) — em que a farinha tem um sabor azedo, acompanhado d'uma sensação de calor e de irritação” in O Pão - dissertação inaugural de Eduardo Alfredo de Sousa, ‎1897); Antigamente era muito frequente, hoje em dia é cada vez mais rara por causa das técnicas agrícolas modernas (triagem mecânica de grãos e herbicidas específicos); O seu nome comum em inglês é Corncockle pois é uma erva daninha dos campos de milho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...