quinta-feira, 23 de junho de 2016

Tornassol com pelos

 
24-06-2014
Nome científico: Heliotropium europaeum
Nomes comuns: Tornassol-com-pelos, Erva-das-verrugas, Verrucária, Verrucária-peluda, Heliotrópio
Família: Boraginaceae
Origem: Europa e Norte da África

24-09-2014
A planta tornassol-com-pelos é uma herbácea com um ciclo de vida anual. Possui caules eretos e pode alcançar os 50 cm de altura. As suas folhas e caules são cobertos de pelos brancos, o que dá à planta uma cor verde-azulada. As suas flores brancas são muito pequenas e encontram-se agrupadas aos pares e de forma alternada, em inflorescências compridas. Estas formam uma espiral que se vai desenrolando à medida que as flores vão abrindo.

É uma planta autóctone em Portugal Continental, distribuindo-se por todo o território. Pode ser encontrada em campos agrícolas, terrenos baldios, descampados, bermas de caminhos e em leitos secos de linhas de água.

24-06-2014
24-09-2014
24-06-2014

Propriedades e utilizações: Todas as partes desta planta são tóxicas para humanos e animais (especialmente ruminantes). Há vários relatos de animais mortos por intoxicação quando a planta se encontra misturada nas pastagens, pois os seus alcaloides provocam lesões irreversíveis no fígado. Ao que parece o gado e os cavalos são mais suscetíveis à intoxicação do que os ovinos.
Na medicina popular são-lhe atribuídas algumas propriedades, como por exemplo: antisséptica, cicatrizante e analgésica. Ao que parece o seu uso externo através de compressas molhadas e aplicadas nas áreas que se pretende curar ajuda a resolver problemas de pele, desinfetar e cicatrizar as feridas.
Em Portugal, um dos nomes comuns desta planta é erva-das-verrugas, porque o líquido das suas folhas era usado tradicionalmente para eliminar verrugas.
Apesar de todos os cuidados que devemos ter, é uma planta que atrai alguns insetos polinizadores, pois a sua floração produz néctar e pólen.

24-06-2014
16-06-2016
17-06-2016
Curiosidades: O nome do género Heliotropium está relacionado com as suas flores seguirem o movimento do sol ao longo do dia (helio = sol, tropium = virar-se para); O nome da espécie, Europaeum, está relacionado com a sua localização geográfica, a Europa; Esta planta foi introduzida na Austrália, possivelmente de forma acidental, tornando-se em algumas regiões desse continente muito invasora; As suas sementes permanecem no solo, mantendo-se férteis por muitos anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...