quinta-feira, 30 de junho de 2016

Saxifraga stolonifera

16-04-2016

Nome científico: Saxifraga stolonifera 
Sinonímia: Saxifraga sarmentosa
Nome comum: Saxifraga, Barba-de-judeu
Família: Saxifragaceae
Origem: Ásia (China e Japão)

A saxifraga é uma planta herbácea rasteira com um ciclo de vida perene. As suas raízes propagam-se horizontalmente. Possui caules prostrados, finos, longos e avermelhados (onde se formam novas plantas). As suas folhas são arredondadas, um pouco ásperas e peludas, verde-escuras com manchas prateadas na página superior e avermelhadas na inferior. As suas inflorescências encontram-se dispostas em panículas compostas por várias flores brancas, pequenas mas graciosas.

12-06-2015
Propriedades e utilizações: Parece que possui propriedades medicinais, sendo considerada antibacteriana, depurativa e febrífuga. Há também algumas referências à utilização das suas folhas pelos japoneses em saladas.
Nos jardins, utiliza-se sobretudo em vasos suspensos, devido à forma com que cresce, podendo ser usada no exterior ou interior.
É também apreciada como cobertura do solo em pequenos canteiros e em locais com abundancia de água (junto a lagos, repuxos…).

28-04-2016
Cultivo: Deve ser plantada em lugares frescos e bem iluminado, mas sem luz solar direta. Apesar de tolerar a sombra, a sua floração será menor e as suas folhas serão de um verde mais escuro. O solo deve ser rico e ter boa drenagem. Aprecia regas regulares que devem ser realizadas quando o solo se encontrar ligeiramente seco para que possamos evitar sempre alagamentos. Devemos ter algum cuidado com as geadas, pois se forem fortes podem danificar a planta. Multiplica-se por divisão de touceiras ou através dos estolhos onde surgem as novas plantas que enraízam facilmente e que, na maior parte das vezes, permanecem pequenas até serem separadas da mãe e replantadas.

Curiosidades: Este género Saxifraga é muito extenso e na sua grande maioria é composto por plantas alpinas; Este deriva da combinação de duas palavras em latim "rocha" e "partir", provavelmente em referência à capacidade que estas plantas têm para viverem nas fendas das rochas e se conseguirem propagar através do seu sistema de raízes; O nome da espécie Stolonifera pode está relacionado com o termo estolhos; O nome comum barba-de-judeu poderá ter vindo do efeito visual que a planta causa quando é colocada em cestos de suspensão, ficando com os estolhos pendurados, parecendo-se com o cabelo ou barba; Em inglês esta planta é conhecida por “trawberry begonia” ou “strawberry geranium”.

1 comentário:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...