quarta-feira, 23 de março de 2016

Visitantes: Ralo


11-03-2016
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Orthoptera
Família: Gryllotalpidae
Nome científico: Gryllotalpa gryllotalpa
Nomes comuns: Ralo, Grilo-toupeira, Raro, Paquinhas (no Brasil)

11-03-2016
O ralo é um inseto que pode atingir cerca de 5 cm de comprimento. O seu corpo é castanho, mas apresenta uma cor amarelada na parte de baixo. Na sua cabeça possui peças bucais muito desenvolvidas e antenas curtas. As suas patas dianteiras estão bem adaptadas para a escavação e servem também para defender o seu território. Possui élitros curtos, com cerca de metade do comprimento do abdómen. Apenas os adultos têm asas, podendo voar em enxames nas noites quentes de verão.

23-09-2012
O ralo é um animal de hábitos subterrâneos. Prefere solos húmidos e férteis, podendo ser encontrado em campos bem irrigados e fertilizados, hortas, terras alagadas ou nas margens de rios (desde que ricas em húmus).
11-03-2016
Hiberna durante o inverno dentro dos túneis que constrói e que podem estar até a 1 metro de profundidade. Retoma a sua atividade com a chegada da primavera.
É um inseto omnívoro e da sua alimentação fazem parte minhocas, larvas de outros insetos, mas também tubérculos e rizomas de plantas hortícolas e ornamentais, sendo muito prejudicial para as plantas jovens.
23-09-2012

Curiosidades: Os ralos pertencem ao género Grillotalpa que se pode traduzir por grilo-toupeira, isto por passarem a vida a escavar túneis com as patas dianteiras como as toupeiras; Os machos também escavam galerias com a finalidade de funcionarem como amplificadores, pois assim podem-se fazer ouvir até à distância de uns 600 metros, atraindo fêmeas solitárias.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...