quinta-feira, 31 de março de 2016

Lírio roxo


04-03-2016
Nome científico: Iris germanica
Nomes comuns: Lírio-roxo, Lírio-comum, Lírio-cárdeno, Lírio, Íris
Família: Iridaceae
Origem: Europa
16-03-2016

O lírio-roxo é uma planta herbácea rizomatosa com um ciclo de vida perene. Apresenta um porte ereto e pode atingir cerca de 60 cm de altura. As suas folhas são longas e laminares (semelhantes a espadas) de cor verde-azuladas e ficam dispostas em leque, partindo dos espessos rizomas.
As suas flores aromáticas e violáceas são típicas deste género, com três sépalas caídas e três pétalas eretas. Cada sépala apresenta um tufo de pelos na sua linha média, na parte superior, sendo esta geralmente de coloração branca-amarelada. As flores surgem durante a primavera e verão.
29-03-2016

Utilizações: No jardim, os lírios-roxos podem ser utilizados na formação de maciços ou bordaduras, por exemplo para delimitar os canteiros. Podem, ainda, ser plantados em vasos ou floreiras. 
Devido às suas características de fácil adaptação e baixa manutenção, os lírios podem ser usados como cobertura do solo ou na composição de jardins rochosos.
As suas flores vistosas e perfumadas podem ser usadas como flores de corte e atraem borboletas, abelhas e outros insetos polinizadores. 
Podemos obter um corante negro a partir da sua raiz e um corante azul a partir das suas flores.
Os seus rizomas são conhecidos pela sua fragrância, quando secos e moídos, o que os torna muito utilizados em perfumaria.
29-02-2016
16-03-2016
29-03-2016

Cultivo: É uma planta de fácil cultivo. Deve ser plantada em pleno sol ou meia-sombra. Tem poucas exigências quanto ao tipo de solo desde que este seja bem drenado. Adapta-se melhor ao clima frio, onde a floração é mais intensa. Precisa de pouca rega. Multiplica-se através da divisão dos rizomas ou touceiras (devemos evitar enterrar demasiado os rizomas, pois ficam suscetíveis às doenças e produzem menor quantidade de flores).

04-03-2016
29-03-2016
29-03-2016
Curiosidades: O nome do género Iris deriva da palavra grega para arco-íris, referindo, possivelmente, à grande variedade de cores das flores; O nome da espécie germanica tem origem no latim e significa "da Alemanha"; As flores de Iris germanica são originalmente azuis ou brancas, mas atualmente há centenas de híbridos e variedades das mais diversas cores; A seiva e outras partes da planta podem ser tóxicos se ingeridos ou em contato com a pele. 

4 comentários:

  1. Obrigada! Foi muito útil no meu trabalho de Biologia. Continuem com o bom trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Agradecemos as simpáticas palavras.
      Um abraço

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá.
      Multiplica-se através da divisão dos rizomas ou touceiras.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...