quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Loureiro

05-03-2014

Nome científico: Laurus nobilis L.
Nomes comuns: Loureiro, Louro, Sempreverde, Loureiro-comum, Loureiro-dos-poetas, Loureiro-vulgar
Família: Lauraceae
Origem: Região mediterrânica 

17-02-2009
O loureiro é uma árvore ou arbusto de folhas permanentes e um ciclo de vida perene. Apresenta uma copa ovada, densa e irregular. Possui um tronco direito e, normalmente, atinge 5 a 10 metros de altura, podendo alcançar os 20 metros. As suas folhas são de cor verde-escura, coriáceas, glabras e brilhantes nas duas páginas. Têm um formato oval e margens ligeiramente onduladas, são aromáticas e reconhecem-se facilmente pelo aroma agradável e característico quando se esmagam.
Sendo uma planta dióica cada planta produz somente flores masculinas ou femininas. Estas, em ambos os casos, encontram-se dispostas em agrupamento de 4 a 6, nas axilas das folhas com os ramos. As flores masculinas são amareladas e as femininas brancas. Os seus frutos são ovóides (forma de ovo), tipo baga (parte externa do fruto é carnosa e contém uma semente no centro), verdes e brilhantes no início da sua formação, ficando negros quando maduros.
01-04-2010
30-04-2011
13-06-2014
Propriedades e utilizações:
Esta planta tem propriedades adstringentes, diuréticas e estimulantes do apetite. As suas folhas são utilizadas em chá, indicado para problemas digestivos. O óleo extraído de suas folhas é usado em massagens para aliviar a artrite e reumatismo.
A principal utilização das folhas de loureiro é como condimento em vários pratos culinários (em carnes e cozidos, arroz, pratos com feijão, molhos, sopas, peixes, caldeiradas, pratos de batatas, guisados e estufados), dando-lhes um sabor característico. Diz-se que “com o louro os portugueses inventaram a vinha-d’alhos (vinho, alho e ervas) ”.
04-03-2014
As folhas podem ser usadas frescas ou secas, inteiras ou moídas. Existem diferentes teorias relativamente à forma como devemos utilizar o louro na cozinha: há quem diga que se deve retirar a nervura central, que apenas se deve utilizar a folha seca, que se deve cortar as pontas das folhas ou usar apenas metade de uma folha… Contudo, o importante será juntar o louro no início da cozedura e quando as suas folhas forem usadas inteiras devemos retirá-las ao servir o prato, pois têm uma consistência coriácea mesmo depois de cozidas.
Esta planta pertence a uma família de plantas venenosas, mas usada com moderação será benéfica. Em altas doses pode ser abortiva.
O óleo extraído de suas folhas é usado na indústria de perfumes e quando esfregado no pelo dos animais é eficaz contra moscas.
No jardim, esta planta é muito ornamental e aromática. Como tolera as podas pode ser usada em sebes e topiaria.
O loureiro é uma planta resistente a pragas e doenças, dizendo-se, ainda, que protege as plantas vizinhas.
As suas folhas aromáticas podem ser usadas como um repelente de insetos, por exemplo, para proteger o grão e o feijão dos gorgulhos.
A sua madeira branco-rosa é dura, pesada e com um agradável cheiro, mas de pouca longevidade.

28-09-2012
18-09-2012
04-05-2013
Cultivo: O loureiro é uma planta autóctone em Portugal Continental, podendo ser encontrada naturalmente em matagais e bosques, geralmente em vertentes sombrias ou no fundo de barrancos, sobre solos frescos. Trata-se de uma espécie que pode integrar ecossistemas ripícolas.
É uma planta de crescimento lento e embora pouco exigente quanto ao tipo de solo prefere-os leves e frescos. Trata-se de uma espécie de semi-sombra, que necessita de precipitações ou rega nos meses de verão, resistindo moderadamente ao frio. A planta pode tolera ventos fortes, mas não de exposição marítima. Multiplica-se por semente e estacas (e para que a propagação por estaca seja bem sucedida, precisa de bastante humidade no solo).
04-03-2014
05-03-2014
Curiosidades: O nome do género Laurus, parece derivar do nome celta lawr ou blawr, que significa verde, alusivo à sua folhagem sempreverde; O nome da espécie, nobilis, deriva do latim e significa "notável, nobre"; O louro é uma planta conhecida desde a Grécia antiga, onde as coroas feitas com as suas folhas eram entregues aos vencedores de competições como símbolo de vitória (“louros da vitória”); O seu aroma levou o homem a espalhar o loureiro por toda a Bacia  do Mediterrâneo, sendo difícil determinar a sua zona de origem por se ter difundido muito a sua cultura; Esta planta vive cerca de 80 a 100 anos; Segundo algumas lendas, esta seria a única árvore que não era atingida pelos relâmpagos das trovoadas; Os louriçais portugueses são, em regra, formações arbustivas altas e densas que, integram sempre um grande número de trepadeiras e plantas de porte herbáceo; Não devemos confundir as suas folhas com as do loureiro-cerejo (Prunus laurocerasus L.) que é uma planta venenosa; O loureiro (L. nobilis) pertence a uma espécie distinta das que ocorrem nas ilhas: L. azorica nos Açores, e L.. novocanariensis na Madeira que se distinguem do primeiro pelas nervuras secundárias muito retas, salientes que atingem a margem, e ainda pelo indumento das folhas e pecíolos castanho-acobreado; Popularmente diz-se que há o “loureiro” (loureiro-macho) e a “loureira” (loureiro-fêmea) e que se distinguem através das folhas, sendo a folha do primeiro larga e a do segundo estreita. Contudo, sabemos que só se distinguem pela floração (as flores masculinas são mais amareladas e as femininas mais esverdeadas) e pela frutificação (apenas as plantas femininas produzem frutos).

Nota: 1.ª atualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...