terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Foguete

17-12-2015
Nome científico: Kniphofia uvaria
Sinonímia: Tritoma uvaria
Nomes comuns: Foguete, Foguetes, Tritoma, Lírio-tocha, Foguete-de-Natal
Família: Xanthorrhoeaceae
Subfamília: Asphodeloideae
Origem: África do Sul

10-12-2015
A planta conhecida normalmente pelo nome de foguete é uma herbácea que forma grandes touceiras e que apresenta um ciclo de vida perene. As suas folhas nascem diretamente do solo, são verdes, glabras, longas e estreitas com margens serrilhadas. As suas inflorescências em forma de espiga são altas e densas, compostas por numerosas flores tubulares. Estas abrem de baixo para cima, criando um efeito de cores espetacular. Observamos as tonalidades mais vivas no ápice da inflorescência enquanto a base vai adquirindo cores mais claras, sendo que normalmente conseguimos contemplar três cores quentes: o amarelo, o laranja e o vermelho.

Utilizações: É uma planta muito ornamental, devido ao seu aspeto exótico. Nos jardins é muito utilizada de forma isolada ou em grupos, assim como na formação de bordaduras. Devido às suas características pode ser usada como cobertura de solos secos, em encostas e jardins de pedra.
10-12-2015
22-11-2015
02-12-2015 
Cultivo: Esta planta deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra. Aprecia solo fértil, leve e muito bem drenado. Depois de estabelecida torna-se resistente à seca e ao calor, apesar de apreciar regas no verão. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por divisão da touceira e por sementes.
17-12-2015

02-12-2015
10-12-2015
Curiosidades: Existem muitas variedades desta planta, as quais se distinguem pelas épocas de floração e pelos portes diferentes (por exemplo, algumas atingem cerca de 40 cm e outras podem alcançar os 1,5 metros de altura); O nome do género é uma homenagem ao botânico J. Kniphof, responsável por trazer esta planta para a Europa, na primeira metade do século dezoito.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...