terça-feira, 25 de agosto de 2015

Crassula spathulata

07-01-2013

Nome científico: Crassula spathulata
Família: Crassulaceae
Origem: África do sul

A Crassula spathulata é uma planta suculenta herbácea, rastejante e de ciclo de vida perene. As suas folhas, ovadas a cordadas, são pequenas, carnudas, em forma de espátula/pá e muito ligeiramente recortadas. Possuem uma cor verde brilhante, mas quando expostas ao sol tendem a apresentar margens avermelhadas. As suas flores, em forma de estrela, são brancas com tons rosados.

23-09-2012
23-09-2012
Utilizações: No jardim pode ser usada em cestos/vasos pendentes, pois cria um efeito interessante. Pode, ainda, ser usada como cobertura do solo (por exemplo entre bolbos de flores de verão), onde forma um tapete denso capaz de conservar a humidade e prevenir “ervas daninhas”.

Cultivo: A Crassula spathulata é uma planta fácil de cuidar. Prefere ser plantada em posições ligeiramente sombreadas. Quando cultivada em pleno sol as sua folhas tendem a ficar avermelhadas. Cresce na maioria dos solos, desde que tenham boa drenagem. É tolerante à seca e deve ser protegida de geadas severas. Multiplica-se facilmente a partir de estacas.
26-08-2014
08-07-2014
26-08-2014
15-12-2012
29-07-2013


Curiosidades: O nome Crassula é o diminutivo do termo em latim “crassus” que significa grosso, gordo ou suculento, dando nome ao género e a toda a família (Crassulaceae), como já foi referido quando falámos da Crassula ovata e Crassula tetragona
O nome específico spathulata deriva da palavra latina “spathulatus” e significa “em forma de espátula”, referindo-se à forma das suas folhas.

3 comentários:

  1. Eu gosto muito dela vermelha, mas tenho visto que se apanham muito sol
    para terem esta coloração o solo fica muito seco e tem de regar mais.
    Abraço.

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Simone,
      Sim, o solo fica mais seco, mas a planta tolera alguma secura. Por isso, achamos que não são necessárias mais regas.
      Abraços

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...