quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Agerato


11-08-2015
Nome científico: Ageratum houstonianum
Sinonímia: Ageratum mexicanum
Nomes comuns: Agerato, Celestina
Família: Asteraceae (ou Compositae)
Origem: México e Perú

29-07-2015
A planta agerato é uma herbácea com um ciclo de vida anual. É ereta, ramificada e geralmente atinge entre 20 a 30 centímetros de altura. A sua folhagem é densa, com folhas pilosas, ovaladas a cordiformes, opostas e de cor verde-brilhante. As suas inflorescências são do tipo capítulo, compostas por numerosas e pequenas flores felpudas, em diferentes tons de azul ou brancas.

Propriedades e utilizações: Há alguns relatos de que esta espécie possui propriedades medicinais, sendo um analgésico natural usado externamente.
Nos jardins, a sua floração vistosa é muito apreciada. O agerato pode ser usado na formação de densos maciços ou bordaduras demarcando caminhos e canteiros. Também pode ser plantado em vasos e jardineiras.
Jardim do Cerco
08-08-2015
Jardim do Cerco
08-08-2015
Jardim do Cerco
08-08-2015
As suas flores são muito atrativas para borboletas e abelhas. Podem, ainda, ser usadas como flores de corte, compondo graciosos arranjos em jarras com água.
Jardim do Cerco
08-08-2015

Cultivo: Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra. Prefere solos ricos, frescos, bem drenados e irrigados regularmente. Devemos remover as flores murchas para estimular florações sucessivas. Multiplica-se por sementes (estas devem ser semeadas no final do inverno/início da primavera e, normalmente, germinam em 15-20 dias a 22-24ºC).

Curiosidades: O nome do género, Ageratum, deriva do termo grego agêratos que significa “que não envelhece”, em referência à durabilidade das suas flores; Das 43 espécies deste género, o Ageratum houstonianum é a espécie mais cultivada; Esta planta é tóxica para animais de pasto, causando-lhes lesões do fígado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...