quinta-feira, 2 de julho de 2015

Lagunária


29-06-2015
Nome científico: Lagunaria patersonia
Sinonímia: Lagunaria patersoniiHibiscus patersonia
Nomes comuns: Lagunária, Hibisco-da-ilha-de-Norfolk
Família: Malvaceae
Origem: Austrália (mais precisamente do nordeste de Queensland, Ilha de Lord Howe e Ilha de Norfolk)

29-06-2015
A lagunária é uma árvore pouco ramificada com folhas persistentes e que pode atingir em média entre 10 a 15 metros de altura. 
A sua folhagem destaca-se pela cor clara, pois as suas folhas, oblongas e lanceoladas, apresentam uma coloração verde-escura na face superior e verde-cinza na face inferior. 
As suas flores que aparecem no final da primavera e início do verão são axilares, solitárias, com cinco pétalas e podem ter vários tons de cor-de-rosa. Os seus frutos são capsulares e contêm muitas sementes no seu interior.

09-07-2014
Utilizações: É uma árvore com grande interesse ornamental, tanto pelas suas atraentes flores como pela sua sombra.
Nos jardins, pode ser usada como árvore isolada e como cerca-viva. É uma árvore aconselhada para plantações à beira-mar.
A sua madeira é branca, facilmente trabalhada e, na Austrália, emprega-se na construção de casas.
06-06-2012
29-05-2014

Cultivo: Normalmente, esta é uma árvore de fácil cultivo. 
Exige uma exposição ao sol e aprecia solos bem drenados. Uma vez estabelecida pode suportar secas ocasionais. Tolera ventos costeiros e a poda. Não é muito resistente a geadas, porém pode suportar temperaturas baixas (aproximadamente -5ºC). Multiplica-se por sementes e por estacas.

06-07-2012
07-07-2012
Curiosidades: O nome do género é uma homenagem ao médico espanhol, Andrés de Laguna; A denominação da espécie é um tributo ao coronel escocês William Paterson que foi o responsável pelo envio das primeiras sementes dessa espécie para os jardins botânicos de Inglaterra; Este género possui uma única espécie: a Lagunaria patersonia com duas subespécies reconhecidas; Há alguma confusão na grafia do nome específico " patersonia" ou "patersonii", contudo o primeiro termo parece ser mais amplamente aceite; Há algumas indicações de que a sua semente é tóxica se ingerida; Os pelos do interior das cápsulas onde se encontram as suas sementes podem causar irritação/ reação alérgica na pele ou nos olhos.
09-07-2014
04-05-2013
27-08-2012
Nota: 1.ª atualização.

1 comentário:

  1. É uma arvore muito bonita a ornamental por sua beleza nas flores,
    muito parecida com uma que temos por aqui.
    Abraço.


    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...