quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sálvia ananás


23-04-2015
Nome científico: Salvia elegans Vahl
Sinonímia: Salvia rutilans Carrière
Nomes comuns: Sálvia-ananás, Salva-ananás
Família: Lamiaceae ou Labiatae
Origem: México

16-04-2015
A sálvia-ananás é uma planta herbácea ou arbustiva com um ciclo de vida perene. Pode alcançar entre 80 cm a 1,5 m de altura. Os seus caules são densamente peludos. As suas folhas de cor verde têm uma forma ovada e um pouco pontiaguda. As suas flores são vermelhas e tubulares. Esta planta possui um característico aroma a ananás.

Propriedades e utilizações: A sálvia-ananás é utilizada na medicina tradicional mexicana, especialmente para o tratamento da ansiedade e também para reduzir a pressão arterial. Acredita-se que ajuda na digestão e que é eficaz com a azia. Contudo, ainda não existem estudos científicos que confirmem estas propriedades medicinais.
As suas folhas e flores são comestíveis, pelo que podem ser utilizadas, como condimento, aromatizante ou ornamento, na confeção dos mais variados pratos (doces, chás e refrescos, batidos, saladas, gelados ou licores). Podem ser usadas frescas ou secas (neste último caso podem perder algum aroma na secagem). Quando cozinhadas só devem ser adicionadas no último momento, para evitar que o sabor se dissipe.
Esta planta é conhecida por atrair animais selvagens como pássaros (beija-flores), borboletas e abelhas às quais proporciona uma boa fonte de néctar.

22-04-2015
23-04-2015
23-06-2015
Cultivo: Deve ser cultivada ao de sol ou meia-sombra. Aprecia um solo ligeiramente húmido, rico e bem drenado. A planta deve ser protegida das geadas, havendo quem defenda que se deve podar junto ao solo após a floração e utilizar algum mulching. Multiplica-se por estacas de caule na primavera e no outono.

Curiosidades: O nome Salvia deriva da palavra latina salvus que significa "saúde" ou da palavra salveo/salvere que significa "cura/curar", referindo-se às propriedades medicinais das plantas deste género, como já foi referido quando falámos da Salvia officinalisO nome da espécie elegans tem origem no termo latino que significa "elegante, esbelta”; Encontram-se catalogadas pelo menos setecentas espécies distintas dentro do género Salvia; No México esta espécie é popularmente conhecida como “Mirto”, em espanhol usa-se o nome “Hierba del Burro” e em inglês “Pineapple Sage”.

2 comentários:

  1. Comprei salvias no horto mas têm folhas mais miúdas. E havia com 2 cores, branco e uma mistura de branco com vermelho. Talvez sejam um híbrido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Há várias espécies de salvias.
      Penso que as flores da Salvia elegans são sempre vermelhas... por isso talvez tenha comprado espécies diferentes desta, mas sem certezas!!
      Seja sempre bem-vindo.
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...