terça-feira, 30 de junho de 2015

Pata de Cavalo

03-06-2015

Nome científico: Farfugium japonicum 'Giganteum'
Sinonímia: Ligularia tussilaginea, Arnica tussilagínea, Tussilago japonica
Nome comum: Pata-de-cavalo
Família: Asteraceae (Compositae)
Origem: China e Ásia (Japão e Taiwan)

04-08-2014
A pata-de-cavalo é uma planta herbácea, rizomatosa com um ciclo de vida perene. Cresce através dos seus rizomas, formando grupos espessos e pode atingir cerca de 70 cm de altura. Apresenta folhas grandes que podem chegar aos 25 cm, são verdes, brilhantes, coriáceas, inteiras ou lobadas e estão sustentadas por hastes longas e fortes. As suas inflorescências, compostas por numerosas flores amarelas, apresentam-se em hastes longas acima da folhagem. Os seus frutos são do tipo aquénio.

Utilizações: A sua folhagem é mais atraente do que a sua floração. Pode ser plantada em vasos e jardineiras, assim como diretamente no solo do jardim, em grupo ou isolada, sob a sombra das árvores, em espaços escuros e sombreados ou ao longo de muros.

Cultivo: Deve ser cultivada em solo drenável, muito rico em matéria orgânica, fresco e irrigado regularmente. Aprecia lugares à meia sombra ou muito soalheiros, mas sem receber luz solar diretamente nas suas folhas. Não tolera a seca. Se necessário, podemos realizar podas anuais para que a planta renove a sua folhagem. Multiplica-se por sementes ou divisão da planta, preferencialmente na primavera.

24-04-2015
22-11-2014
03-05-2015

Curiosidades: Há muitas variedades, pelo que podemos encontrar plantas com folhas de tamanhos, formatos e padrões diferentes; Em inglês o seu nome comum é “Leopard plant” (planta-leopardo) e em espanhol é “Boina de vasco” (boina-de-vasco), neste último caso devido às suas folhas lembrarem uma boina basca.

6 comentários:

  1. Para que serve a pata de cavalo/

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Caro Alfredo,
      À pata-de-cavalo só lhe conhecemos a utilização ornamental.
      Espera ter ajudado!
      Um abraço

      Eliminar
  3. O meu grande sonho é ter uma pata de cavalo,para o meu jardim. Vende para todo o país?fiquei tão feliz,por ter encontrado alguém que venda.Obg.

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia a planta , até ela aparecer no meu quintal, vai florir pela primeira vez neste ano,é linda , muito brilhante suas folhas. Obg.

    ResponderEliminar
  5. Gostaria de adquirir um exemplar. Vende? Obg

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...