quarta-feira, 29 de abril de 2015

Oscularia deltoides


28-04-2015
Nome científico: Oscularia deltoides
Sinonímias: Lampranthus deltoide, Oscularia muricata, Oscularia deltata
Nome comum: Oscularia, Pink Iceplant (em Inglês)
Familia: Aizoaceae
Origem: África do Sul

28-04-2015
A oscularia é uma planta suculenta com um ciclo de vida perene e que pode atingir cerca de 20 cm de altura. O seu caule, muito ramificado desde a base, é avermelhado quando ainda herbáceo, tornando-se lenhoso com o tempo. As suas folhas carnudas e triangulares têm pequenos dentes na margem e, quando expostas ao sol, apresentam uma coloração verde-azulada com tons avermelhados nas margens. As suas flores numerosas são de cor rosa pálido com centro branco-amarelado e suavemente perfumadas.

No jardim, esta planta pode ser usada em vasos ou floreiras e, quando plantada diretamente no solo forma pequenos tapetes.

Cultivo: Sendo uma suculenta não requer muitos cuidados especiais. Deve ser plantada ao sol ou pelo menos num lugar muito soalheiro. O solo deve apresentar uma boa drenagem para evitar que as suas raízes apodreçam.  Não necessita de muitas regas. Tolera os períodos mais secos do verão e o frio do inverno, apesar de sofrer com geadas fortes e prolongadas. Multiplica-se através de estacas.

28-04-2015
29-10-2014
28-04-2015
Curiosidades: O nome do género Oscularia deriva do latim osculum que significa boca e de osculor que significa beijar, isto em referência à forma das suas folhas que fazem lembrar pequenas bocas abertas; O nome da espécie deltoides formou-se pela união de dois termos gregos: delta (devido ao formato triangular da letra delta "Δ") e eidos (que significa similar). Isto devido à semelhança das suas folhas com a forma de um triângulo; Esta planta foi anteriormente classificada no género Lampranthus e era designada como Lampranthus deltoides; Embora se encontre frequentemente classificada na família Aizoaceae, muitos taxonomistas preferem considerá-la como uma família separada, a Mesembryanthemaceae.

7 comentários:

  1. Precisava muito dessas informações, já tinha procurado bastante, muito obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrea,
      Agradecemos as simpáticas palavras :)
      Um abraço

      Eliminar
  2. Obrigadaa a melhor pesquisa que encontrei.

    ResponderEliminar
  3. Gostava de adquirir uma muda da suculenta Oscularia deltoides (ou Lampranthus deltoides). Tem desta suculenta ou sabe onde a posso arranjar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Maria da Luz.
      Mande-nos um email para: faroleco@gmail.com
      Nós temos plantinhas ou mesmo pedaços/estacas da planta (uma vez que enraízam muito bem).
      Um abraço

      Eliminar
  4. Valeu. Excelente informação. Grato.

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...