sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Arroz dos telhados


12-06-2012
Nome científico: Sedum album L.
Nomes comuns: Arroz-dos-telhados, pinhões-de-rato, cachos-de-rato
Família: Crassulaceae
Origem: Europa

27-02-2012
27-02-2012
A planta arroz-dos-telhados é uma suculenta perene e herbácea, que pode atingir 30 cm de altura. É glabra e da sua raiz nascem vários caules com numerosas folhas verdes ou com manchas avermelhadas.
É uma planta espontânea em Portugal, que cresce por todo o território, podendo ser encontrada em zonas arenosas, muros, telhados, rochedos e sebes.

Cultivo: Como todas as espécies do género sedum, o arroz-dos-telhados não precisa de cuidados especiais. Esta planta adapta-se a qualquer tipo de solo e aprecia um lugar soalheiro. Quando estabelecida tolera a seca. Multiplica-se por sementes e através de folhas ou pequenas partes da planta que enraízam com muita facilidade.
13-05-2012
25-05-2012
13-05-2012

Propriedades e utilizações: Consta que as suas folhas (e caules) têm propriedades anti-inflamatórias, podendo ser usadas como cataplasmas para aliviar inflamações (com destaque para o tratamento de hemorroidas dolorosas).
12-06-2012
12-01-2015
As suas folhas são, ainda, referidas como comestíveis, podendo ser consumidas cruas ou cozinhadas, como pickles ou adicionadas a saladas. 
Esta planta pode, ainda, ser uma opção para a cobertura do solo ou na construção de telhados verdes.

Curiosidades: As suas folhas carnudas fazem lembrar bagos de arroz, sendo essa a origem do seu nome comum; É uma planta capaz de se aclimatar de acordo com o ambiente, ou seja, a quantidade de sol e água que recebe afeta a cor da sua folhagem.

Nota: 1.ª atualização.

4 comentários:

  1. Gosto muito deste site! Identifico-me muito com ele, pois vivo, também, perto dum farol de referência e gosto de agricultura biológica como forma saudável de preencher o tempo e alimentar o meu gosto pela Botânica. Agora vou pedir um conselho: qual a melhor altura para semear um canteiro de batata? Bom trabalho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Madona,
      Agradecemos as simpáticas palavras e seja sempre bem-vinda!
      No que diz respeito à sua questão achamos que tem a informação de que precisa aqui: http://faroleco.blogspot.pt/2014/07/batata.html
      Disponha sempre.
      Um abraço

      Eliminar
  2. tive dois exemplares que apanhei em Lisboa e duraram 4 meses num vaso, até que a certa altura começaram a perder as folhas aos poucos e a sujar tudo , pelo que tive que livrar-me deles, continuo hoje sem saber a causa da perda das folhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Na nossa opinião, o problema descrito poderá estar relacionado com o excesso de água ou vaso com pouca drenagem, será?
      Um abraço

      Eliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...