sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Verónica


30-09-2014
Nome científico: Veronica spicata 'Purpleicious'
Nome comum: Verónica
Família: Plantaginaceae (ex Scrophulariaceae)

02-06-2012
A verónica é uma planta herbácea e perene. Apresenta um caule lenhoso e subterrâneo que se vai multiplicando, tornando-a numa planta muito densa. As suas folhas são em forma de lança, verde-escuras e muito brilhantes. As suas inflorescências são do tipo espiga com numerosas flores violeta-púrpuras (neste caso, pois a espécie V. spicata pode apresentar flores azuis, róseas e brancas). A floração é bastante prolongada, ocorrendo desde o final da primavera até o verão. 
Esta planta pode ser usada em bordaduras, floreiras e vasos. É uma excelente flor de corte e muito atrativa para abelhas e borboletas.

Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, mas tolera a sombra parcial. Aprecia um solo fértil, bem drenado e irrigado periodicamente. Depois de estabelecida tolera curtos períodos de estiagem, mas não tolera encharcamentos prolongados. Devemos retirar as flores secas para incentivar a floração. Multiplica-se por sementes ou pela divisão da planta. 
13-09-2011
24-09-2014
06-06-2012

Curiosidades: A variedade 'Purpleicious' é muito popular; A espécie V. spicada que deu origem a este híbrido é oriunda da Europa e Ásia; Há alguns autores que alertam para o facto de todas as partes da planta serem venenosas se ingeridas.

2 comentários:

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...