sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Goji


03-10-2014
02-09-2014
Nome científico: Lycium barbarum
Nomes comuns: Goji, Bagas de goji, Goji berries
Família: Solanaceae
Origem: Himalaias (norte da China e Tibete)

A planta que nos oferece as famosas bagas de goji é um arbusto perene que se for tutoreado pode apresentar-se como trepadeira. A sua folhagem é caduca e a planta pode atingir cerca de 2 metros de altura. O seu caule é ramificado, com ramagem dispersa e inicialmente tem uma textura herbácea que se torna gradualmente lenhosa. As suas folhas são lanceoladas a ovaladas, verdes, podendo ser solitárias e alternas ou fasciculadas e em grupos de até três folhas. As suas flores são hermafroditas, axilares, de cor roxa e crescem em grupos de 1 a 3, apresentando cálice campanulado e corola em formato de funil. Os seus frutos, os gojis, são pequenas bagas brilhantes, de cor vermelha-alaranjada, oblongas ou ovóides que contêm cerca de 6 a 16 sementes acastanhadas.

17-08-2014
05-06-2014
15-10-2012
Propriedades e utilizações: Ainda há muitos estudos a serem realizados, mas tal como na China, acredita-se que o consumo diário dos gojis está relacionado com uma vida longa e saudável. Esta fruta é descrita como “excelente fonte de proteína completa, contém 18 aminoácidos diferentes, entre os quais 8 essenciais ao nosso organismo, 21 minerais, onde se destacam o zinco, cobre, ferro, cálcio, fósforo e selénio. Tem vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E, e também polissacarídeos, que contribuem para a fortificação do sistema imunitário e anti-envelhecimento. Com propriedades antioxidantes e anticancerígenas, fortalece o organismo contra as doenças cardiovasculares e inflamatórias, problemas na visão, doenças do sistema neurológico e imunitário. Aumenta ainda os níveis de energia do corpo, auxilia no processo digestivo e na perda de peso. Apresenta aminoácidos que estimulam o funcionamento das células brancas até 300%, evitando o desenvolvimento de constipações, gripes ou resfriados (daqui).
02-09-2014
23-09-2014
As bagas-de-goji podem ser consumidas frescas diretamente da planta ou em sumos, geleias, licores, vinhos e até em pratos salgados, com frango, porco, legumes, saladas, molhos e arroz. No entanto, a forma mais comum de consumo é as bagas secas e cruas através da desidratação (ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC), podendo ser misturadas a iogurte ou aos cereais matinais.
Há referências ao facto das suas folhas poderem ser utilizadas em saladas e chás.
03-10-2014
A planta pode ser usada na formação de sebes vivas. É uma espécie interessante para atrair aves que devoram os frutos saborosos.
Todas as partes da planta podem conter substâncias tóxicas devido à família a que pertence e pela mesma razão o fruto deve ser consumido sempre bem maduro.

03-10-2014
Cultivo: Deve ser cultivado sob sol pleno, mas tolera alguma meia sombra em climas quentes. Aprecia solo fértil, levemente alcalino, com boa drenagem e regado regularmente. Tolerar o frio e as podas. Estas devem ser realizadas após a frutificação, para que haja a renovação da folhagem e estimulem a formação de um arbusto mais compacto e produtivo. Multiplica-se por sementes (que germinam com alguma facilidade) e por estaquia de ramos lenhosos

Curiosidades: As duas únicas espécies cultivadas pelas suas qualidades e maior produção são o L. barbarum e o L. chinense.

2 comentários:

  1. Scientific name of Goji Berry is Lycium barbarum. Thank you for this informative blog post. I had some difficulty in understanding the language. But since Google Translator is there I got nothing to worry. :) Take care and have Goji Berry Juice to maintain good health.

    ResponderEliminar
  2. Site brilhante, quem tira estas fotos?

    Gostaria de compartilhar alguns posts relacionados:
    Irrigação por gotejamento
    Banana Pacovan
    Banana nanica
    Sigatoka Negra
    Mal do panamá
    Vlw! ;-)

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...