terça-feira, 28 de outubro de 2014

Crisântemo


12-11-2012
Nome científico: Chrysanthemum spp
Nome comum: Crisântemo
Família: Asteraceae (ou Compositae)
Origem: Ásia e nordeste da Europa

11-11-2012
O crisântemo é uma planta com um porte herbáceo ou subarbustivo e um ciclo de vida perene. Normalmente atinge os 40 cm de altura e a sua folhagem é verde e aromática.
Caracteriza-se por ser uma planta de dias curtos, florescendo naturalmente a partir do outono, quando o número de horas de luz começa a ser reduzido.
Hoje em dia, existem muitas variedades (e híbridos) de crisântemos, logo podemos ter plantas com tamanhos variados, diversas alturas de floração e as suas flores podem ter diferentes cores (branca, cor-de-rosa, amarela, cor de laranja, lilás), tamanhos e formas. 
02-05-2012
02-11-2012
02-11-2012

Utilização: Os crisântemos são plantas ornamentais que podem ser usadas, no interior ou exterior, em vasos, floreiras, bordaduras e maciços. Algumas espécies podem ser usadas como flores de corte na confeção de ramos. De outras pode extrair-se a piretrina que é utilizada na produção de um inseticida vegetal.

04-11-2013
20-11-2013
04-11-2013
Cultivo: Deve ser cultivado num local bastante iluminado, mas não aprecia o sol direto. Gosta de calor e de humidade, devendo ser regado regularmente para que o solo se mantenha húmido sem nunca encharcar a planta. Devemos retirar as folhas secas e cortar as flores murchas. A planta deve ser podada após a floração para que possa dar mais flores no ano seguinte. Multiplica-se por sementes, divisão de plantas e através de estacas herbáceas apicais (ramos terminais) de, aproximadamente, 4-5 cm de comprimento.

Chrysanthemum indicum Vymini30-09-2014
Chrysanthemum indicum Vymini30-09-2014
Curiosidades: O nome do género, Chrysanthemum, é formado a partir do prefixo grego chrys-, que significa dourado/ouro (referindo-se à cor original das flores), e de -anthemon, que significa flor; O crisântemo é cultivado há mais de 2.000 anos no Oriente, onde é tido como uma planta muito nobre, sendo uma das flores nacionais do Japão e um símbolo de sabedoria na China; Em Portugal e Espanha, o crisântemo é considerado uma flor fúnebre, sendo tradição usá-lo no dia de Todos os Santos (1 de novembro). No México oferecer esta planta é uma declaração de amor; O termo crisântemo é utilizado para designar um tipo de pirotecnia que se assemelha a sua flor.

Nota: 1.ª atualização.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...