06-03-2012 |
Nomes comuns: Loureiro-do-Japão, Aucuba, Louro-manchado
Origem: Japão
O Loureiro-do-Japão é um arbusto vigoroso com folhas persistentes e muito brilhantes. Há diversos cultivares, como por exemplo a “Crotonifolia” e a “Gold Dust”, de folhas salpicadas de amarelo que dão flores fêmeas e produzem bagas vermelhas, isto se plantadas conjuntamente com um cultivar macho, como a “Crassifolia”. É, portanto, uma planta dioica.
Cultivo: A Aucuba prefere solos húmidos e frescos e locais com pouco sol. É resistente a climas marítimos. Não requer poda, mas se assim o desejarmos devemos podar os ramos na primavera. Multiplica-se por estaca.
06-03-2012 |
Curiosidades: É uma planta muito utilizada nos jardins urbanos, devido à sua resistência à poeira e à poluição atmosférica; Tanto as suas folhas como as suas bagas são tóxicas.
Qual a fonte da informação que indica as folhas e bagas como tóxicas?
ResponderEliminarAs folhas, pelo menos, são potencialmente comestíveis, de acordo com:
http://www.pfaf.org/user/Plant.aspx?LatinName=Aucuba+japonica
Embora nem elas, nem os frutos, sejam iguarias para o nosso paladar, muito pelo contrário.
Agradeço o seu comentário, porque é uma oportunidade para a informação apresentada ser enriquecida.
EliminarPor exemplo, "Poisonous Plants of North Carolina," Dr. Alice B. Russell, Department of Horticultural Science e www.portaldojardim.com/pdj/2010/07/09/ficha-aucuba-japonica/ fazem referência à toxicidade das folhas e bagas da Aucuba Japonica. É uma toxicidade reduzida que provoca algum desconforto digestivo (náuseas e vómitos), dependendo da quantidade ingerida e de quem a ingere (crianças ou adultos).
Um abraço e seja sempre bem-vindo*