Sinonímia: Datura suaveolens
Nomes Populares: Datura, Trombeta, Trombeteira, Erva do Diabo, Buzinas, Saia-branca
Família: Solanaceae
Origem: América Central e América do Sul
A Datura é um arbusto grande que atinge facilmente 2 ou 3 metros de altura. As suas folhas são grandes, ovais e caducas. As flores em formato de trombeta parecem pêndulos, são simples, perfumadas e podem ter cerca de 30 cm de comprimento. São em geral de coloração branca ou amarela, mas ocorrem variedades e híbridos de flores róseas e dobradas também.
A sua utilização paisagística é bastante discutida, visto que é uma planta bastante tóxica e narcótica, pois todas as partes da planta contêm alcaloides que podem provocar vómitos, náuseas, secura das mucosas, febre, taquicardia, alucinações e dilatação das pupilas. Em contraponto ao efeito tóxico, da Trombeta são extraídas substâncias de utilização farmacêutica.
Cultivo: Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, arenoso e enriquecido com matéria orgânica, regado a intervalos regulares. As adubações devem preceder a floração e as podas devem ser realizadas após a floração. A Datura aprecia o calor e a humidade, pelo que é comum observá-la naturalmente na beira de riachos. Podemos plantá-la sob meia-sombra, mas as flores podem tornar-se dispersas devido à falta de luminosidade. Não tolera o frio intenso. Multiplica-se por sementes e estaquia.
Sem comentários:
Enviar um comentário