21-08-2010 |
Família: Juglandaceae
A nogueira é uma árvore de folhagem caduca e de grande porte que pode medir até 25 metros, apesar do seu crescimento ser lento. As folhas contêm um óleo aromático. Os frutos carnudos com polpa verde ficam discentes na maturidade. É o miolo do fruto, a noz, que é comestível, encontrando-se prontas para colher no final de outubro.
As nozes maduras são ricas em óleo e proteínas, embora tenham poucos hidratos de carbono. Também são uma boa fonte de vitamina E, a qual atua como antioxidante e elimina os radicais livres, protegendo o organismo contra alguns tipos de cancro. A vitamina E também ajuda na formação de glóbulos vermelhos, músculos e outros tecidos corporais. O consumo de nozes deve ser moderado devido ao seu alto valor energético, até 688 kcal/100g, sobretudo em casos de obesidade. Pelo contrário, em casos de dietas pobres, pessoas com falta de apetite ou convalescentes, aconselha-se a inclusão de nozes na dieta.
29-05-2011 |
Cultivo: A nogueira necessita de solos profundos e ricos em nutrientes. É uma árvore com necessidades de frio invernal, mas que não é adequada para regiões com riscos de geadas primaveris, às quais é muito sensível. Dá-se bem à beira dos rios.
Curiosidades: Normalmente a nogueira pode viver entre 300 e 400 anos, embora com perfeitas condições possa ultrapassar os 1000; Os gregos chamavam à noz ‘kara’ que significa cabeça, por ser parecida com o cérebro humano e para os romanos era o alimento dos deuses.
Sem comentários:
Enviar um comentário