12-03-2011 |
Nome científico: Arbutus unedo
Nome comum:Medronheiro
Nome comum:Medronheiro
Família: Ericaceae
Género: Arbutus
Origens: Região mediterrânea e Europa Ocidental
O Medronheiro é um arbusto ou pequena árvore de folha perene, que empresta cores e sabores aos matagais mediterrânicos. Pode atingir os 8 a 10 m de altura ainda que usualmente não ultrapasse os 5 m. As folhas são persistentes (existem folhas na copa durante todo o ano), grandes (medem 4 a 11 cm). São muito parecidas com as do loureiro. As flores são pequenas, com um cálice curto, esverdeadas, reunidas em cachos (ramalhetes). Os frutos, os medronhos, são globosos, granulosos ou eriçados na superfície, medem entre 20 a 25 mm, de cor avermelhada quando maduros, com sementes pequenas, angulares e de cor castanha. Floresce no Outono ou no princípio do Inverno. A maturação dos frutos ocorre no Outono do ano procedente. É nesta época, devido ao facto de a floração e a maturação dos frutos do ano anterior ser simultânea, que o medronheiro se cobre de uma "veste" colorida de grande beleza. Nas suas cores podemos encontrar o verde brilhante das folhas, o branco das flores e os frutos que são inicialmente amarelos, tornando-se vermelhos com a sua maturação.
29-08-2011 |
Cultivo: Crescem tanto em solos ácidos como alcalinos, mas preferem que sejam profundos e frescos. Gostam de estar expostos ao sol e o seu clima favorito é suave e sem geadas fortes. Multiplicam-se por semente (0,75 cm de profundidade), esmagando o fruto e misturando com estrume, garantindo assim uma maior percentagem de germinação ou por estaca (fragmentos radiculares), colhidos no verão ou no outono.
Curiosidades: Os medronhos são conhecidos pela capacidade de provocar embriaguez e dor de cabeça a quem consome muitos, pois quando maduros possuem uma certa quantidade de álcool. Unedo significa "só como um e mais nenhum". As folhas e casca do medronheiro contêm taninos que são utilizados para curtir as peles. A sua madeira é boa para tornear e é um excelente combustível.
Sem comentários:
Enviar um comentário