domingo, 28 de agosto de 2011

Pinheiro Bravo

19-08-2011
Nome científico: Pinus pinaster
Família: Pinus
Género: Pinaceae
Origens: Região Mediterrânica Ocidental e Norte de África.
Dimensão adulta: Altura até 30/ 40 metros, largura até 10 metros.
Folhagem: Persistente.
Tipo de solo: Todos, excepto os solos com calcário.
Clima: Rústico até aos – 25ºC.   
Exposição: Sol.

O pinheiro bravo é uma árvore de grande porte que pode ser uma planta espontânea ou cultivada. O tronco tem uma casca espessa, de cor castanha avermelhada, profundamente fissurada.
É uma espécie monóica, isto é, o mesmo indivíduo tem flores masculinas e femininas. As flores masculinas localizam-se na base dos rebentos anuais. Os amentilhos femininos, rosados, localizam-se no topo dos rebentos anuais. As pinhas são cónicas ovóides, simétricas ou quase, castanhas claras e polidas, com 8-23 x 5-8 cm.
28-08-2011
29-05-2011
















As utilizações principais do pinheiro bravo são as madeiras (pranchas, aglomerados e outras utilizações) e a produção de resina.
O pinheiro bravo distingue-se facilmente do pinheiro manso, pelo formato da copa (não é arredondada) e também pela forma das suas pinhas (que são mais alongadas). 

01-12-2011
Cultivo:  Adapta-se facilmente ao meio ambiente, pelo que não tolera ensombramento, climas de frios intensos nem solos húmidos. Aceita fraca pluviosidade entre 250 a 300 mm de precipitação, com 5-6 meses de seca, com altas temperaturas; vive até altitudes de 1000 a 1500 m. Aguenta solos de textura ligeira e com boa drenagem. É resistente ao frio, ao vento salgado e à seca; moderadamente tolerante ao fogo.

Curiosidades: Pensa-se que a sua introdução começou na altura de D. Dinis que mandou semear pinheiro bravo na mata de Leiria, onde até então predominava o pinheiro manso, de vegetação espontânea; 
A semente do pinheiro bravo chama-se penisco. O penisco é tão leve que se dispersa facilmente pelo vento, dando origem a novas árvores. Trata-se de uma semente alada (que tem asas).

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...