terça-feira, 30 de setembro de 2014

Nespereira

30-09-2014

Nome científico: Eriobotrya japonica
Sinonímia: Mespilus japonicus
Família: Rosaceae
Origem: China

26-05-2008
A nespereira é uma árvore pequena, folhosa, de copa arredondada e com um tronco curto. Possui folhagem persistente e pode crescer até 5-10 metros de altura, mas é geralmente menor, com cerca de 3 a 4 metros. As suas folhas são alternas, simples, com uma margem serrilhada, verde-escuras, endurecidas na página superior e com um revestimento amarelado e felpudo na página inferior o que lhe permite adaptar-se a clima secos e quentes. As folhas jovens apresentam essa pubescência em toda sua extensão, mas perdem os pelos gradualmente com a maturação das folhas. As suas numerosas flores brancas e de aroma suave têm cinco pétalas e encontram-se dispostas em inflorescências (panículas) terminais longas. Estas são hermafroditas e polinizadas por insetos.
01-04-2010
13-03-2013
10-10-2012
08-05-2013
As flores aparecem no outono e início do inverno (ao contrário das outras árvores frutíferas) e os seus frutos amadurecem no final do inverno e início da primavera. Os seus frutos suculentos, as nêsperas, são ovais, com cerca de 3 a 5 cm, com uma casca aveludada e macia de cor amarelo-alaranjada. A sua polpa é suculenta e cada fruta contém de 3 a 5 sementes de cor castanha. 

03-11-2012
23-11-2012
Propriedades e utilizações:
As nêsperas são ricas em vitaminas (especialmente vitamina A), minerais e antioxidantes. Diz-se, em traços gerais, que são ideais para ajudar a recuperar a linha, cuidar do coração e evitar os danos dos radicais livres.
Em calda, as nêsperas são usadas na medicina tradicional chinesa como expetorante para a garganta. São úteis na limpeza dos rins e problemas no intestino.
As folhas da nespereira são tidas como analgésicas, antibacterianas, adstringentes e diuréticas. Juntamente com outras plantas podem ser usadas no combate a infeções nas vias urinárias. No Japão, as folhas de nespereiras são secas para fazer uma bebida utilizada para cuidar da pele.  As nêsperas podem ser consumidas em fresco ou usadas em geleias e compotas. Também podem ser usadas para fazer licor ou vinho.

Cultivo: Deve ser plantada em sol pleno. Quando a planta é jovem devemos manter o solo sempre húmido, nunca encharcado. Depois de adulta, deve-se regar se houver secas longas. A nespereira é muito resistente a pragas e doenças. Deve-se podar os galhos internos para melhorar a luminosidade da árvore. Multiplica-se por semente.

23-11-2012
13-05-2013
13-03-2013
Curiosidades: A nespereira é uma árvore oriunda da China, mais tarde foi introduzida no Japão (como o nome em latim indica), sendo este o principal país produtor; Esta árvore cultiva-se em todo o mundo, sobretudo nas zonas subtropicais e temperadas quentes, com particular realce para a Região Mediterrânica.

Nota: 1.ª atualização

78 comentários:

  1. E quando é a altura da pode da nespereira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,

      Como a nespereira é uma árvore de folha persistente não nos é tão visível a sua entrada no repouso vegetativo, pelo que a melhor altura para se efetuar qualquer poda será sempre após a colheita dos frutos, evitando assim o início da sua floração.

      Um abraço

      Eliminar
  2. É possível cultivar uma nespereira através da semente dos seus frutos? Digo semear a semente, passe o pleonasmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      A forma mais fácil de multiplicar uma nespereira é, sem dúvida, através das suas sementes.
      Seja sempre bem-vindo!

      Um abraço

      Eliminar
    2. Atenção, as características da nova árvore podem não ser as mesmas. Apenas pela reprodução vegetativa não existem grandes alterações genéticas.

      Eliminar
    3. Caro Anónimo,
      Esse é um risco que nós não nos importamos de correr em relação à nespereiras, pois até agora temos tido resultados muito bons.
      Mas concordamos que há outras espécies em que a reprodução por semente não é recomendada ou vantajosa!
      Um abraço

      Eliminar
  3. Bom site. De vez em quando passo por cá.
    Obrigado
    JLemos

    ResponderEliminar
  4. Tenho uma nespereira com cinco anos e estava á espera que este ano florescesse o que ainda não aconteceu, alguém me sabe informar se isto é normal?

    ResponderEliminar
  5. Eu também tenho uma que já deve ter mais de cinco anos e nunca deu flor. Às vezes dizem-me que é preciso estar acompanhada por causa da polinização. A minha pergunta é: como é que pode fazer polinização se nem flor dá?!

    ResponderEliminar
  6. BOA NOITE
    depois de plantada ,a nespereira passado quanto tempo para dar fruto
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      É difícil dizer exatamente quanto tempo demora uma nespereira a dar fruto, pois depende de muitos e variados fatores. O que lhe podemos dizer é que a nossa (como pode ver pela data das fotos) foi para a terra em 2008 (e era muito pequena!) e em 2012 já começou a dar flor e alguns frutos!
      Um abraço

      Eliminar
  7. Bom dia a todos. Posso falar da minha experiência . Tenho uma nespereiras com cerca de 7 anos, é só deu frutos ao fim de 4 ,5 anos . Dizem os mais antigos que se deve plantar uma segunda nespereira perto e em linha de vista. Eu tenho uma segunda nespereira com o mesmo tempo da primeira q também já começou a dar frutos. Como começam a estar grandes este ano vou ter q podá- las assim que recolher todos os frutos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Fernando,
      Agradecemos a partilha da sua experiência!
      Um abraço e seja sempre bem-vindo!

      Eliminar
  8. Boa noite. Adoro nêsperas mas todos os anos tenho uma forte desilusão com as minhas duas nespereiras. Uma, a mais velha, produz frutos que se tornam escuros e mirrados. A mais nova tem poucas folhas e poucos frutos. Já pedi ajuda numa loja da especialidade e aconselharam-me a pôr calda bordalesa, na primeira. Também não resultou! Alguém me ajuda a resolver este problema? ficarei muito grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva,
      Pela descrição deve ser o "famoso" e terrível pedrado, um fungo que afeta a nespereira e os seus frutos. Este precisa de calor e humidade para se desenvolver, pode aparecer com as chuvas de primavera ou verão e há quem defenda que se desenvolve também quando a planta é molhada na rega por aspersão.
      Nós também procuramos soluções naturais para evitar este fungo, mas ainda não conhecemos tratamentos eficazes... a calda bordalesa será dos tratamentos preventivos mais indicados (devido ao cobre) juntamente com uma poda limpa e precisa que facilite o arejamento da árvore.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Muito obrigada pela pronta resposta ao problema que apresentei. Quando acabar a época da frutificação tentarei fazer a poda, depois de me informar devidamente sobre o processo. Não tenho como fugir às condições climatéricas da primavera. O calor e a chuva ... Também não tenho rega por aspersão.

      Eliminar
  9. Boa noite gostaria de saber se a nespereira pode ser enxertada obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Manuel.
      Sim, a nespereira pode ser enxertada.
      Um abraço

      Eliminar
  10. Qual a melhor época para podar a nespereira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Elaine.
      Como já foi referido anteriormente a nespereira é uma árvore de folha persistente e por isso não nos é tão visível a sua entrada no repouso vegetativo, pelo que a melhor altura para se efetuar qualquer poda será sempre após a colheita dos frutos, evitando assim o início da sua floração.
      Um abraço.

      Eliminar
  11. Boa noite.
    Gostaria de saber se é mesmo necessário plantar duas nespereiras para dar fruto.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  12. tenho 1 nespreira com cerca de 50 anos sendo a mesma bem tratada e podada mas reparei que no inicio do tronco num dos lados esta a ficar um buraco oco o k será isto e como tratar ,obrigado

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde,
    Tenho uma nespereira com 6/7 anos, que foi enxertada num marmeleiro (os rebentos junto às raízes são de marmeleiro), que todos os anos tem dado frutos. Na época passada, já quando as nêsperas estavam em crescimento as folhas começaram a ficar amarelas,secaram e caíram para o chão que parecia que a nespereira iria morrer. Todavia, chegou a dar frutos, muitos pedrados, mas no final do verão recuperou e voltou a criar muitas folhas novas e recuperou. Nesta época, após a florestação e o crescimento dos frutos, volta a repetir-se a caída das folhas, estando a árvore com a aparência de que está doente. Que tratamento devo fazer para inverter a situação?

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde,
    Tenho uma nespereira muito alta e com muito fruto.
    Infelizmente o fruto tem muito pedrado.
    Como posso tratar para que no próximo ano venha bem?
    Posso comer os frutos com pedrado?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Como já mencionamos nós também procuramos soluções naturais para evitar este fungo, o pedrado, mas ainda não conhecemos tratamentos eficazes... a calda bordalesa será dos tratamentos preventivos mais indicados (devido ao cobre) juntamente com uma poda limpa e precisa que facilite o arejamento da árvore.
      Os frutos com pedrado não devem ser muito agradáveis! Mas se o pedrado for pouco tire-o e coma a restante polpa :)
      Um abraço

      Eliminar
    2. manuelvalenca@hotmail.com6 de julho de 2019 às 16:07

      Eu trato as minhas na altura que estão a querer florir com Kocid (cobre) e tenho obtido bons resultados.

      Eliminar
  15. Na realidade, quando nao se sabe o que fazer o melhor é procurar alguem que tenha essa experiencia ou sabedoria e foi isso mesmo que procurei neste sait e vi a resposta ao meu problema, vou seguir o conselho e esperar que o problema se resolva.
    Um bem haja ao Faroleco.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradecemos as simpáticas palavras!
      Nós também estamos sempre a aprender e gostamos de partilhar!
      Cumprimentos

      Eliminar
  16. Bom dia!
    No meu quintal nasceu uma nespereira depois de caírem lá sementes. Nao foi propositado mas a verdade é que está uma árvore já com alguma altura. Apesar disso ainda não deu fruto. O meu avô diz que tinha de ser enxertada com árvores que já dessem fruto, caso contrário nunca dará fruto. É assim mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Todas as nespereiras que temos nasceram de semente e não estão enxertadas. Já deram fruto, mas algumas demoraram mais do que outras.
      A enxertia normalmente garante-nos a qualidade do fruto e é provável que antecipem a frutificação (como diz o seu avô)!
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  17. Boa noite,
    Tenho uma nespereira com cerca de 7 anos o qual produz bastante fruto, porém impossível de comer-se pois o mesmo fica com partes escurecidas e moles no seu interior, não se nota nenhuma larva ou bicho nesses locais nem no resto da fruta. Não é possível notar-se nenhuma anomalia na parte externa do fruto, apenas quando se abre o mesmo vê-se que está estragado. Também não se nota nada anormal nas folhas nem nos galhos, que parecem sadios. Alguma idéia do que possa ser o problema? Muito grato!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo,
      Pela descrição parece-nos ser o chamado pedrado da nespereira, um fungo que afeta a nespereira e os seus frutos.
      Um abraço

      Eliminar
  18. Cinza das lareiras, a volta da copa.
    Tambem pode aplicar calda bordalesa depois da floracao.
    Plantei uma nova, que da nesperas muito grandes e frutificou ao segundo ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Agradecemos a sua partilha de experiências e conhecimentos!
      Todas as dicas são bem-vindas.
      Um abraço

      Eliminar
  19. Depois passa lá no meu blog pra gente trocar uma ideia. Eis alguns dos meus textos:
    Irrigação por gotejamento
    Banana Pacovan
    Banana nanica
    Sigatoka Negra
    Mal do panamá
    Vlw! ;-)

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde,
    Qual a altura do ano em que se deve aplicar a calda bordalesa?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fátima,
      Achamos que a pulverização com calda bordalesa nas nespereiras (contra o pedrado) deverá ser feita durante o mês de fevereiro...
      Cumprimentos,

      Eliminar
  21. Boa tarde,ao Faroleco e a todos e é só para dizer que tenho 2 nespereiras no meu quintal os frutos tem um só caroço e já as como desde fins de Fevereiro e bem amarelas e doces.No ano passado só deu nesperas maduras no fim de Março.alguém sabe o nome da qualidade das nespereiras que os frutos só te um caroço?
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Costa,
      Também não sabemos o nome dessa variedade!
      Vamos esperar a ver se aparece alguém que saiba...
      Um abraço

      Eliminar
  22. Tenho uma nespereira que esteve 2 anos sem dar frutos. Falei com um vizinho que me recomendou que lhe batesse no tronco de forma a arrancar partes da casca e fazer alguns golpes. Relutantemente fiz isso e logo no ano seguinte carregou de frutos muito grandes e gostosos. O meu problema agora é o famoso pedrado. Será que para comprar a calda bordaleza também é preciso estar registado como agricultor e fazer o curso para poder aplicar pesticidas e herbicidas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dinis,
      Quando saiu a legislação foi-nos dito que teríamos que ter o cartão de aplicador de produtos fitofarmacêuticos para comprarmos calda bordalesa... e se já aplicávamos poucos produtos, resolvemos a partir daí não aplicar nada nas nossas árvores!
      A verdade é que não temos conhecimento atual sobre isto!
      Talvez apareça por aqui alguém que o possa esclarecer ou também pode perguntar nas cooperativas onde se vende a calda.
      Um abraço

      Eliminar
  23. semeie caroços de nespereira a fim de obter a planta para depois transferir plantando no terreno, . mas um amigo disse-me que caroços deviam estar secos como por exemplo o feijão
    tendo semeado a verde os caroços não vou obter a planta?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carlos,
      Quando refere que os caroços estavam verdes quer dizer que comeu a nespera e semeou logo de seguida o coroço, certo? Se assim for, claro que irá ter plantas!
      Disponha que ajudaremos no que conseguirmos mesmo que demore algum tempo a resposta :)
      Um abraço

      Eliminar
  24. Tenho duas nespereiras que florescem com grande abundância, no entanto a flor fica negra e nunca dão fruto. Porquê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Odete,
      É a flor que fica negra ou os frutos mesmo que pouco desenvolvidos?
      Parece-nos ser pedrado.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Olá!
      Tenho uma nespereira e hoje mesmo vi no caule dela algo estranho, uma gosma marrom. Será que sabe o que é? Ou sabe alguém que possa me ajudar. Se fosse possível mandar uma foto, pois tirei uma.

      Eliminar
    3. Olá Carla,
      A nespereira tinha algum corte? Pela sua descrição parece-nos a defesa das árvores quando têm alguma ferida no tronco, mas não conseguimos ter certeza!
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  25. Alguém me sabe dizer qual o melhor mês do ano para colocar os caroços na terra para germinarem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Arnaldo.
      Nós temos colocado os caroços na terra logo após comermos as nêsperas e temos tido bons resultados na germinação.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço

      Eliminar
  26. Boa tarde,
    a minha nespereira já algo antiga e muito alta está a perder a casa do tronco.
    A referida casa está a saltar em bocados com 4 ou 5 cm.
    Será normal? Sinal de alguma doença?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricardo.
      Quer dizer casca, certo?
      Mas não o conseguimos ajudar, pois a nossa experiência está limitada a árvores novas (tivemos de ser nós a plantá-las ou semeá-las já que no nosso terreno não havia árvores antigas). Talvez apareça por aqui alguém mais experiente :)
      Disponha de qualquer maneira e se encontrar alguma opinião partilhe connosco se não se importar.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Sim era casca que pretendia dizer.
      Obrigado.

      Eliminar
  27. Tenho toda a nespereira com pedrado, para o eliminar podo cortando todos os ramos com os frutos e folhas doentes, abaixo dessa linha ou tenho que obedecer a uma regra de corte para não eliminar o folhado e na próxima floração não ficar sem flor e fruto? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tera que tratar a nespereira com um produto a base de cobre antes da floração e sempre que o tempo ficar humido.

      Eliminar
  28. Ola Ricardo, por acaso sabe qual os enxertos que dão se bem com a nespereira?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  29. Aqui de Coimbra, um bom dia ao FAROLECO e a todos os comentadores.
    Tenho uma nespereira com 7 anos que era a "menina bonita" do meu pomar e que sempre a tratei com especial atenção já que sou apaixonado por nesperas. O ano passado fiz uma cerca junto da capoeira das galinhas para elas poderem usufruir da sua sombra. Á cerca de 2 meses e já com a árvore carregadinha de pequenos frutos, começou a amarelar e as folhas a ficarem acastanhadas e secas. Já retirei de lá as galinhas e limpei todos os dejectos orgânicos debaixo dela, mas será que vai resistir..??? Disseram-me que foi o excesso de estrume de galinha que a queimou e que a está a fazer secar, será verdade...??? Valerá a pena esperar para ver o que acontece ou deverei cortá-la e plantar outra...??? OBRIGADO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António.
      Nós esperávamos mais algum tempo para ver como reagia a árvore... acreditamos que possa ter uma boa surpresa!
      Depois conte-nos.
      Um abraço

      Eliminar
  30. Comprei a pouco um sítio que estava abandonado a 4 anos, a Nespereira lá existente estava cheia de musgos e com galhos longos que iam até o chão,fiz a poda e para minha surpresa ela começou a dar flores e já percebo os pequenos frutos aparecendo, porém na parte que fica bem ao centro, onde não pega sol, as flores estão ficando com cor marrom, será que é o Pedrado? Me ajudem por favor

    ResponderEliminar
  31. Tenho um vizinho que tens folhas de nespereira num fio na porta da entrada da parte de fora. Qual é o significado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lena.
      Não fazemos ideia de qual é o significado, mas ficamos curiosos. Se descobrir diga-nos!
      Um abraço

      Eliminar
    2. Poderão estar a secar para fazer chá de folha de nespereira o qual é conhecido por baixar o colesterol.

      Eliminar
    3. Olá DS,
      Bem visto! ;) Sim, pode ser essa a razão!

      Eliminar
  32. O que fazer a uma nespereira que apresenta a nespera com "manchas"acastanhadas?que tratamento pode-se dar?obrigado

    ResponderEliminar
  33. Boa tarde. Gostaria de transplantar a minha nespereira, visto que a plantei há alguns anos num local sombrio, local esse que faz com que não produza. Depois de ter flor e até o fruto estar maduro, penso que cairá mais de 90% do fruto. Assim sendo, gostaria de a mudar para um local onde incida mais o sol. Qual o mês mais adequado? Obrigada - Margarida Tavares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida.
      Apesar da nespereira não perder a folha, nós esperaríamos pelo outono e pelas chuvas para a transplantar.
      Um abraço

      Eliminar
  34. Posso enxertar cerejeiras com que árvore (nespereira ou ameixieira, por exemplo)
    Obrigado
    Apolino Simões

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Penso que a cerejeira é enxertada numa variedade de cereja brava... mas enxertias não é onde temos mais experiência. Talvez apareça alguém que o consiga ajudar...
      Um abraço

      Eliminar
  35. Adoro o vosso site, sempre que posso dou uma visitinha. A minha nespereira, também está a ficar linda, cheia de botões. A Natureza é maravilhosa.

    ResponderEliminar
  36. TOP Mundial, Parabéns, gostei muito. vou adicionar aos meus favoritos.

    ResponderEliminar
  37. Boas,tenho uma nespereira velha e grande, entretanto tenho de a podar/desbastar e encontrei o site e julgo já estar esclarecido,o que me levou a informar-me, foi a ter desbastado valentemente aqui há uns anos logo a seguir á apanha do fruto e apesar de aparentemente tudo estar bem,esteve uns 3..4 anos sem ter fruto!? Foi coincidência? Qual o motivo? Por este ano os frutos estarem bonitos e enormes,não quero que me suceda o mesmo. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Penso que só pode estabelecer essa relação poda/anos sem dar fruto no caso da poda ter sido muito severa... caso contrário não afeta a produção de frutos.
      Um abraço

      Eliminar
  38. Boa tarde.
    Tenho duas nespereiras ainda jovens e noto que as folhas novas estão a nascer muito encaracoladas. Estarei a pôr demasiada água?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá.
      Será que as folhas não estão a ser atacadas por afídeos/pulgões?
      Um abraço

      Eliminar
  39. Boa tarde, semeei uma nespereira há cerca de 3 anos mas ainda não deu flor nem fruto. Quantos tempo é necessário para começar a dar fruto? E era necessário cortar alguma das raízes quando a transplantei?
    Obrigada

    ResponderEliminar
  40. Tenho uma nespereira adulta com mais de 6 metros de altura, deu fruto, mas secou completamente.
    Tinha boa rega, não foi podada e sem razão aparente secou completamente.
    Tenho mais nespereiras, mas só uma secou.
    Alguém me pode informar sobre uma possível razão?
    Obrigado

    ResponderEliminar

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...