quinta-feira, 30 de maio de 2019

Nothoscordum gracile

25-05-2019

Nome científico: Nothoscordum gracile
Sinonímias: Allium fragrans, Nothoscordum fragrans, Nothoscordum inodorum
Nomes comuns: Alho-americano, alho-dos-Açores, alho-sem-cheiro, alho-sem-mau-cheiro ou Cebolinha-de-perdiz (no Brasil)
Família: Amaryllidaceae
Origem: América do Sul

25-05-2019
A planta Nothoscordum gracile é uma herbácea bolbosa com um ciclo de vida perene. As suas folhas são simples e lineares. As suas flores são campanuladas, encontram-se agrupadas em umbelas terminais, apresentam uma coloração esbranquiçada e são aromáticas. O seu fruto é uma cápsula que contém no seu interior várias sementes.

Esta planta “escapou” dos jardins e agora encontra-se em espaços perto de habitações, em terrenos cultivados e bermas de caminhos. Pode formar populações significativas devido à facilidade com que se propaga através de sementes e por meio dos bolbos. 
No nosso caso apareceu nuns vasos sem ser “convidada”.
25-05-2019
25-05-2019

Utilizações: Foi (ou é) cultivada como ornamental devido à beleza e aroma a mel das suas flores. Na pesquisa que fizemos há referência à utilização dos seus bolbos como condimento, pois parece que tanto crus como cozinhados podem ser usados como  substituto do alho. No Brasil, parece que a planta (bolbos e folhas) era usada desde os tempos dos tropeiros (homens que transportavam gado e mercadorias quando o Brasil era uma colónia) para dar sabor às comidas feitas durante as suas longas viagens.

Curiosidades: O nome inodorum refere-se ao fato das suas folhas não exalarem o cheiro típico das folhas do alho apesar de serem identicas; O nome gracilis refere-se a esbelto e fino; Anteriormente estava inserida na família Alliaceae; Esta planta não deve ser confundida com o alho-aromático, com o alho-bravo e o alho-social.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...