quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Monarda fistulosa

09-06-2017

Nome científico:
Monarda fistulosa
Família: Lamiaceae
Origem: América do Norte

23-04-2017
08-06-2017
A Monarda fistulosa é uma planta herbácea com um ciclo de vida perene. Possui caules eretos e pode atingir entre 70 centímetros a 1 metro de altura. As suas folhas verdes são aromáticas. As suas flores apresentam uma coloração lilás e crescem solitárias nas extremidades dos ramos.

Propriedades e utilizações: São-lhe atribuídas algumas propriedades medicinais, tais como: carminativa, diurética, pectoral e estimulante. Tradicionalmente, era usada pelas tribos nativas da América do Norte para tratar problemas digestivos e respiratórios (gripes e constipações). Hoje em dia, as suas folhas (frescas ou secas) produzem chás muito aromáticos.
06-06-2017
05-07-2018
08-06-2017
As suas folhas podem, ainda, ser utilizadas como aromatizante em saladas e alimentos cozinhados.
As suas flores são comestíveis e também podem ser usadas em saladas ou para decorar pratos.  
13-06-2017
Na horta, quando esmagadas, as suas folhas podem fazer um repelente de insetos e a própria planta junto dos tomateiros pode ajudar a manter as pragas subterrâneas afastadas.
É uma planta extremamente ornamental, podendo ser usada nos jardins, em bordaduras ou canteiros.
As suas flores são muito atrativa para abelhas, borboletas e outros insetos benéficos, devido ao seu néctar.
Depois de secas, as suas flores também podem ser usadas em arranjos de flores secas e em pot-pourri.

Cultivo: Deve ser plantada ao sol, mas tolera a meia sombra. Neste último caso, devemos ter em atenção que se não receber luz solar suficiente pode não florescer tanto. Aprecia solos férteis e com alguma humidade. Depois da floração podemos cortar as hastes florais. Tolera as geadas e depois de estabelecida resiste a períodos de seca moderada. A Monarda fistulosa é mais tolerante à seca e mais resistente ao oídio do que a Monarda didyma. Multiplica-se através da divisão da planta ou por sementes.

08-07-2018
08-07-2018
Curiosidades: O nome do género Monarda é uma homenagem ao médico e botânico espanhol do século XVI, Nicolas Bautista Monardes que apesar de nunca ter ido à América escreveu e estudou as plantas medicinais que os espanhóis traziam de lá; O nome da espécie fistulosa refere-se à estrutura em forma de tubo das flores desta planta; É conhecida popularmente como “bee balm” (bálsamo-de-abelha), uma vez que a sua flor é bastante atrativa para as abelhas; A Monarda fistulosa é semelhante à Monarda didyma, sendo que a flor da primeira não é tão colorida e brilhante; Muitos cultivares são híbridos de Monarda didyma e Monarda fistulosa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...