quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Espinafre morango

30-06-2018

Nome científico: Chenopodium capitatum
Sinonímia: Blitum capitatum L.
Família: Amaranthaceae
Origem: América do Norte

10-10-2017
O espinafre-morango é uma planta herbácea com um ciclo anual que pode crescer até 50 cm de altura. Inicialmente as suas folhas simples, alternadas e com margens dentadas formam uma espécie de roseta basal, da qual despontam mais tarde hastes eretas ou decumbentes e ramificadas onde se desenvolvem os frutos. Os seus frutos são aquénios ovoides com pericarpo carnudo, vermelho brilhante e comestível que fazem lembrar morangos.

Propriedades e utilizações: Os nativos do Alasca usavam esta planta na sua alimentação, como uma fonte valiosa de vitaminas A e C.
23-11-2017
11-11-2017
23-11-2017
As suas folhas podem ser cozidas como o espinafre ou comidas cruas em saladas.
Os seus frutos são comestíveis, mas usam-se mais na decoração de saladas ou sobremesas, pois são pouco doces e até mesmo insípidos.
Devemos ter em atenção que tanto as folhas cruas como os frutos crus devem ser consumidos com moderação, porque contêm oxalatos (ácido oxálico).
As suas raízes podem ser desenterradas após a frutificação e depois de lavadas podem ser fatiadas em saladas ou alternativamente cozinhadas em sopas.
As suas sementes cozidas podem ser moídas e misturadas com farinhas de cereais na fabricação de pão. Estas devem ser embebidas em água durante a noite e completamente lavadas antes de serem usadas, isto para remover quaisquer saponinas existentes.
Outros povos nativos americanos usavam os frutos para obter um corante vermelho que utilizavam para a pele e roupas. Um corante de coloração ouro-esverdeado pode ser obtidos de toda a planta.

30-06-2018
30-06-2018
Cultivo: A planta é encontrada em vales de montanhas húmidas. Deve ser plantada em sol pleno. Adapta-se a qualquer solo desde que retenha água, tenha boa drenagem e contenha boa matéria orgânica. Deve ser regada regularmente, deixando o solo secar entre cada rega. Multiplica-se através de sementes que podem ser semeadas no início da primavera ou do outono em local definitivo, pois a planta devido à sua raiz comprida não tolera muito bem o transplante.

Curiosidades: O nome do género Chenopodium deriva da forma particular das folhas semelhantes às patas de ganso ("Chen" = ganso e "Pous" = pé ou "Podion" = curta caminhada); O nome da espécie capitatum significa "com uma cabeça"; Esta planta é da mesma família da nossa planta espontânea Chenopodium album, conhecida popularmente por catassol.

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...