segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Yacon

04-01-2017

Nome científico: Smallanthus sonchifolius
Sinonímia: Polymnia edulis, Polymnia sonchifolia
Nomes comuns: Yacon, Batata-yacon, “Batata dos diabéticos”
Família: Asteraceae (Compositae)
Origem: Cordilheira dos Andes

26-08-2015
O yacon é uma planta semi-arbustiva perene com raízes tuberosas e que chega a medir entre 1m a 2m de altura. A planta produz dois tipos de raízes suculentas: as de propagação e as de reserva de alimento (estas têm polpa com sabor agradável e podem pesar 1kg). As suas discretas flores aparecem no final da época de crescimento e são pequenas, amarelas ou laranjas.

Propriedades e utilizações: O yacon é conhecido devido às suas propriedades nutricionais, sendo cada vez mais usado como prebiótico, antioxidante e adoçante. 
10-12-2015
Apresenta elevado teor de água, poucas calorias e, ao contrário da maioria das espécies tuberosas, armazena reservas, não na forma de amido, mas de açúcares como a inulina (tipo de açúcar não absorvido pelo organismo). Por isso, as suas raízes podem ser consumidas e utilizadas para melhoria da flora intestinal, na redução do colesterol e no controlo do diabetes.
31-05-2016
A batata yacon possui uma textura crocante, pode ser consumida crua descascada como uma fruta ou em saladas. Pode ser usada como adoçante natural em batidos, barras energéticas, bolos, biscoitos e sobremesas. Pode, ainda, ser cozida e entrar na preparação das refeições como uma batata comum, mas devemos preferir o seu consumido ao natural.
10-06-2016
Das folhas da planta são preparadas infusões, sendo especialmente recomendadas para controlar os níveis de glicose no sangue. Contudo devemos ter em atenção que um estudo recente desaconselha a sua utilização.
Para se conservar, o yacon deve ser guardado em local fresco e húmido. Por exemplo, no frigorífico, mas envolto em filme plástico ou de alumínio, para evitar desidratação. Em alternativa, embrulhado em papel de jornal e guardado num recipiente, tapado, e cheio de areia ligeiramente húmida.

Cultivo: Prefere solos ricos, bem drenados e com boa exposição solar. Aprecia regas regular de forma a manter o solo sempre húmido, sem que fique encharcado. Prefere temperaturas entre 10°C e 26°C. Multiplica-se preferencialmente a partir de pedaços de rizoma que devem ser plantados no solo a cerca de 5 cm de profundidade. Em Portugal pode ser cultivado como cultura de verão em estufa ou ao ar livre a partir da primavera. Devendo ser recolhido antes das geadas chegarem.

10-10-2016
03-11-2016
29-11-2016

Curiosidades: O nome do género Smallanthus foi dado em homenagem ao botânico americano John Kunkel Small (1869-1938) com o sufixo anthus ("flor"); O nome da espécie sonchifolius significa "com as folhas parecidas às do género Sonchus” (caso da serralha e do dente-de-leão); O yacon foi amplamente utilizado e conhecido no Império Inca; Tradicionalmente as suas raízes eram usadas para saciar a sede, pois de acordo com alguns autores os mensageiros da época dos Incas transportavam-nas para satisfazer as suas necessidades de água; Pela internet é descrito da seguinte forma: "parente distante do girassol, com aparência de batata-doce, textura e sabor semelhantes aos da pera”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...