quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Caigua


22-09-2016
Nome científico: Cyclanthera pedata
Sinonímia: Anguria pedatisecta, Anguria pedisecta, Apodanthera pedisecta, Cyclanthera digitata, Cyclanthera edulis, Momordica pedata
Nomes comuns: Caigua, Chuchu-de-vento, Pepino-trepador, Pepino-dos-Incas
Família: Cucurbitaceae
Origem: América do Sul

10-06-2016
A caigua é uma planta trepadeira e é cultivada como anual. Apresenta um crescimento rápido e um porte ramificado, podendo atingir entre 3 a 4 metros de comprimento. As suas folhas são alternas e palmadas com 5 a 7 folíolos elípticos e margens dentadas. As suas inflorescências masculinas são do tipo panícula, compostas por 10 a 20 pequenas flores, ao passo que as femininas são solitárias. Os seus frutos são verdes e ficam amarelados/esbranquiçados quando atingem a maturação. São pequenos e têm uma forma oblonga e achatada, mas com a base geralmente curva. No seu interior têm várias sementes de cor negra.

Utilizações: Os frutos são comestíveis e o seu sabor assemelha-se ao pepino. São pobres em hidratos de carbono e gorduras e, consequentemente, calorias, sendo, por isso, recomendados para dietas. São apresentados como ricos em vitaminas A e C cálcio, fósforo e ferro, contendo também uma grande quantidade de água e fibras. Há, ainda, referências ao facto do seu consumo ser capaz de reduzir os níveis de colesterol.
10-06-2016
10-10-2016
19-06-2016
Os seus frutos são consumidos como vegetais. Para serem comidos crus ou em pickles devem ser colhidos jovens. Quando estão maduros (abre-se o fruto e retiram-se as sementes junto com os tecidos que as rodeiam) e podem ser recheados com carne ou outros alimentos, podem ainda ser usados em sopas e em estufados, por exemplo.
22-09-2016
03-11-2016
No México, os rebentos e folhas jovens também são usados como alimento e as suas raízes são utilizadas ​​para limpar os dentes.

Cultivo: O seu cultivo assemelha-se ao cultivo do pepino normal, mas devemos disponibilizar suportes para a planta se apoiar. Aprecia solos ricos e soltos. Prefere uma posição quente e ensolarada. Requer regas regulares e proteção contra ventos fortes. Multiplica-se através de sementes. 
07-12-2016
A sementeira deve ser feita no final do inverno/início da primavera (mais ou menos de fevereiro a fins de abril). A germinação ocorre, normalmente, em 2 semanas (temperatura média de germinação: 20 - 25 °C). As flores são polinizadas pelo vento ou por insetos (como abelhas e vespas). Normalmente, os frutos começam a estar disponíveis ao fim de três meses. A colheita deve ser feita manualmente ou com a ajuda de uma tesoura para evitar danificar as hastes da planta.

Curiosidades: A caigua era um alimento cultivado pelos Incas da América do Sul; Em algumas variedades temos frutos com uma espécie de “picos/pelos".

Sem comentários:

Enviar um comentário

loading...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...